- Publicidade -

Monólogo “Pós-Hamlet” estreia na Casa de Cultura Laura Alvim

Publicado em:

Celebrando 420 anos, uma das obras mais importantes da literatura mundial, a tragédia mais encenada de Shakespeare, inspira o monólogo “Pós-Hamlet”., que surge como uma forma de questionamento da sociedade contemporânea.

Através do olhar de um professor transtornado, sobrecarregado e traumatizado, vivendo num ambiente e circunstâncias que o tiram do prumo, a trama discute temas como essência, aparência, realidade, mentira, disputa por poder e outras questões universais que afligem a sociedade. Por meio de uma encenação viva, direta e pulsante, acontecimentos relevantes da atualidade são entrelaçados com a obra original. “A gente nunca teve a intenção de trazer Hamlet pros dias de hoje. O que estamos fazendo é algo que tem a influência. São muitas lições que o texto traz em relação ao que está acontecendo agora”, analisa o diretor, que reconhece ser um grande desafio apresentar como resultado cênico um monólogo inspirado em Hamlet.

“Sem perceber estamos vivenciando uma onda de montagens solo e revisões da obra de Shakespeare no Rio de Janeiro, sendo que a maioria com uma visão contemporânea” comenta Marcio, sobre a atemporalidade do autor inglês. “Em Pós-Hamlet estamos falando do impacto da obra mais famosa do mundo em pessoas comuns e refletindo sobre as decisões diárias que tomamos. Que tipo de atitude eu posso, através da minha consciência, fazer e modificar o meio?”, questiona Gilberto.

O que se pretende é “mobilizar no espectador sua própria capacidade de reação e vivência a fim de realizar a participação no processo que lhe é oferecido.” Pós-Hamlet propõe um jogo cênico no qual o ator divide com o público a responsabilidade (e suas consequências) diante da tomada de decisões e posturas em relações cotidianas.
Sobre a obra original

Escrita entre 1599 e 1602, tendo como cenário a Dinamarca, mais precisamente o castelo de Elsinor, a peça apresenta o destino do Príncipe Hamlet, obrigado a empreender um drástico ato de revanche contra seu tio Cláudio, acusado de assassinar o pai do jovem para tomar o poder, depois de desposar a cunhada. O órfão, porém, não apresenta nenhuma inclinação para cometer tal crime, que deveria ser meticulosamente planejado e calculado, exigindo um sangue-frio de que o nobre não dispunha. Sua posição, no entanto, o obrigou a percorrer este caminho sem volta, repleto de dilemas éticos e morais, que supostamente justificariam sua vacilação no momento de levar adiante seus planos.

Serviço:
Monólogo “Pós-Hamlet”
Local: Casa de Cultura Laura Alvim – Espaço Rogério Cardoso (Av. Vieira Souto, 176, Ipanema)
Temporada: de 10 de janeiro a 02 de fevereiro
Dias e horários: sextas e sábados às 19h / domingos às 18h
Valores: R$ 40,00 (inteira) / R$ 20,00 (meia)
Lotação: 50 lugares
Classificação indicativa: 14 anos
Gênero: Drama contemporâneo

Foto: Rafael Machado.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -