- Publicidade -

“Recordar é TV” homenageia Nelson Pereira dos Santos

Publicado em:

Em tributo ao diretor de cinema Nelson Pereira dos Santos, a TV Brasil resgata uma entrevista do cineasta ao programa “Os mágicos” da TV Educativa do Rio de Janeiro em 1979. O conteúdo preservado no acervo da emissora pública vai ao ar no “Recordar é TV” deste sábado (8), às 20h.

Mentor do Cinema Novo, o diretor era um visionário. Nelson Pereira do Santos é referência para diversas gerações de cineastas. A obra dele trouxe para o debate popular uma geografia humana até então excluída das telas. O cinema do saudoso diretor é, antes de tudo, uma prática coletiva e uma forma de entender o que torna o brasileiro um povo único e original.

Nessa homenagem, a TV Brasil reverencia o mestre da sétima arte ao recuperar a entrevista do jornalista Araken Távora com o diretor sobre as adaptações que ele fez da literatura para as telonas. Ele também explica como é o seu método de trabalho e comenta o processo para realizar obras como o clássico “Vidas Secas” (1963).

Durante a conversa, o convidado ainda revela suas influências artísticas. Nelson Pereira dos Santos cita o diretor de cinema Roberto Rossellini e destaca a importância do movimento cultural do neo-realismo italiano.

Nascido em São Paulo, em 22 de outubro de 1928, Nelson Pereira dos Santos faleceu em 2018, no Rio de Janeiro, aos 89 anos.

Foto: divulgação TV Brasil

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -