Tarde para morrer jovem conta a história de um grupo de amigos que enfrenta os problemas e anseios da adolescência, enquanto vivem uma vida isolada, em uma comunidade no meio dos Andes. O filme se empenha em transmitir uma mensagem sobre a essência da juventude, que é igualmente intensa para todos em qualquer lugar que se passe.

O filme acompanha o trio Sofia, Lucas e Clara e como eles lidam com os processos que todo adolescente passa: os primeiros amores, a vontade de mudar de vida, guerras com os pais, etc. Porém, o que inicialmente é visto como uma ótima premissa e um poderia se tornar um bom filme coming of age, acaba se tornando mais uma obra audiovisual monótona e sem muitos reais acontecimentos.

O filme tem um conceito bem claro e a direção não foge dele do começo ao fim, querendo mostrar ao público um foco maior na vida daquelas pessoas do que no conflito em si que os jovens tendem a ter ao longo da narrativa. Tarde para morrer jovem é um filme visualmente impecável, com enquadramentos bem trabalhados e uma fotografia que sabe valorizar o cenário que tem, mas perde no quesito desenvolvimento de personagens e no trabalho do roteiro para mostrar ao público a mensagem que deseja.

Voltando em 2016, para Capitão Fantástico, estrelado por Viggo Mortensen, o filme já contava uma história sobre jovens crescendo longe do centro de uma cidade e sobre como isso afetou de alguma forma suas experiências como crianças e jovens, mas que de forma alguma eles deixaram de ser afetados por algo por terem crescido longe da cidade. O sentimento que fica é que os dois tinham ideias muito parecidas e foram executadas de formas muito diferentes, sem diminuir como um ou outro fez suas escolhas artísticas, mas um preferiu focar no desenvolvimento da trama enquanto outro prezou mais pela estética do obra, o que, obviamente, vai afetar a experiência e como o público a vê.

Tarde para morrer jovem é um filme extremamente bonito, melancólico e com uma leveza sem precedentes, mas é um filme para se entregar totalmente a arte e não para puro entretenimento.

Foto: divulgação Pandora Filmes

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here