- Publicidade -

Belas Artes À La Carte indica filmes de várias nacionalidades

Publicado em:

O cinema sempre teve o poder de transportar o espectador para lugares inimagináveis, ajudando a conhecer lugares, culturas e pessoas e faz com que se possa viajar sem sair do lugar. Pensando nisso, a equipe da plataforma de streaming, Belas Artes À La Carte selecionou alguns filmes destacando o local onde a história se passa, e dessa forma o espectador pode encontrar produções dos mais variados países, de diretores consagrados e que foram sucesso em seus países de origem e em todo o mundo.

A Câmera de Claire de Hong Sang-Soo (Cannes)

Manhee é agente de filmes e foi demitida por sua chefe sem explicações. Claire é uma professora de música apaixonada por eternizar momentos com sua polaroid. As duas se encontram por acaso durante o Festival de Cannes e desenvolvem uma amizade quase instantânea. Através das fotografias de Claire, pequenos detalhes sobre a vida de ambas começam a ser revelados.

CURIOSIDADES: Filmado durante o Festival de Cannes de 2016, no entorno do evento, exatamente um ano antes da estreia mundial na edição de 2017 do mesmo festival. Na cena de abertura, cobrindo uma porta, aparece um cartaz gigante de “Você e os Seus” (2016), outro filme do diretor Hong Sang-soo.

  Hotel das Américas de André Téchine (Biarritz)

Em Biarritz, tarde da noite, Hélène cruza o caminho de Gilles. Ela conduz um carro. Ele atravessa a rua. E o acidente acontece, sem gravidade, sem outra consequência se não reunir, de modo brutal, dois mundos distantes, estranhos um ao outro.

CURIOSIDADES: Esse filme foi a primeira parceria de Andre Téchine e Catherine Deneuve que é considerada uma das mais bem sucedidas do cinema francês, em sua carreira a atriz estrelou mais de oito filmes do Diretor. A Direção de Fotografia do filme é assinada por Bruno Nuytten, que também foi responsável pela fotografia do filme “Possessão” que você também encontra aqui no À LA CARTE.

Paris Visto Por… de Claude Chabrol, Éric Rohmer, Jean Douchet, Jean Rouch, Jean-Daniel Pollet, Jean-Luc Godard (Paris)

Seis histórias dispostas em diferentes seções de Paris por seis diretores. St. Germain des Pres, Gare du Nord, Rue St. Denis e Montparnasse et Levallois são histórias de amor, flerte e prostituição; Place d’Etoile diz respeito a um vendedor de malas e seu guarda-chuva; e La Muette, uma família burguesa e tampões para os ouvidos.

CURIOSIDADES: O episódio “”Montparnasse e Levallois””, de Jean-Luc Godard, se originou de uma notícia que o personagem de Jean-Paul Belmondo conta ao de Anna Karina, em um restaurante, no filme “Uma Mulher É Uma Mulher” (1961), dirigido pelo próprio Godard. Barbet Schroeder, o produtor do filme, é também um conhecido diretor, já indicado ao Oscar, lembrado por obras famosas como “O Reverso da Fortuna”” (1990), “”Mulher Solteira Procura”” (1992), “”Cálculo Mortal”” (2002) e “”Amnésia”” (2015). O cartaz original do filme foi criado pelo artista belga Jean-Michel Folon, um dos designers mais conhecidos do mundo, autor do logotipo “”pássaros em voo””, criado para o bicentenário da Revolução Francesa, além de pôsteres para as campanhas da Anistia Internacional e da UNICEF, e selos para a Grã-Bretanha, em homenagem à Cruz Vermelha e às Nações Unidas.

Um Fim de Semana Em Paris de Roger Michell (Paris)

Nick e Meg são professores universitários na faixa dos 60 anos que estão próximos de comemorar 30 anos de casamento. Vivendo sem emoções em Birmingham, na Inglaterra, Meg sugere que eles voltem para Paris e se hospedem no mesmo hotel em que passaram a lua-de-mel. Mas um encontro casual com um ex-aluno de Nick pode significar mudanças na vida do casal.

CURIOSIDADES: A Atriz Lindsay Duncan e o Ator Jim Broadbent foram premiados por suas atuações em diferentes festivais. Ela em British Independent Film Awards e ele em San Sebástian.

Perdidos em Paris de Dominique Abel, Fiona Gordon (Paris)

Esta comédia conta a história de Fiona, bibliotecária de uma pequena cidade canadense, que recebe uma aflita e angustiada carta de sua tia Marta, uma senhora de 93 anos, que vive sozinha em Paris. Sem pestanejar, Fiona embarca no primeiro avião rumo à capital francesa apenas para descobrir que Martha desapareceu. Em uma verdadeira avalanche de desastres inexplicáveis, Fiona conhece Dom, um sem-teto egoísta e sedutor, que não vai deixá-la seguir sozinha em sua busca. Um conto divertido e cativante sobre três pessoas peculiares perdidas em Paris.

CURIOSIDADES: “Perdidos em Paris” foi o segundo filme de Fiona Gordon e Dominique Abel lançado nos cinemas brasileiros, depois de “Rumba” (2009). O roteirista Bruno Remy, parceiro frequente de Fiona Gordon e Dominique Abel, costuma fazer figuração em alguns filmes da dupla e aparece na cena do restaurante de “Perdidos em Paris”. A trilha sonora inclui as músicas “Gymnopédie No. 1”, de Erik Satie; “Suite for Jazz Orchestra N°1”, de Dmitri Shostakovich; e “Last Tango in Paris”, de Gato Barbieri, em versão da banda Gotan Project.

E Deus Criou a Mulher de Roger Vadim (Saint Tropez)

Em Saint-Tropez, a sensual Juliette, uma jovem órfã, é objeto de desejo de todos os homens. Ela provoca o milionário Eric, mas se sente atraída por Antoine. No entanto, para escapar do orfanato, ela se casa com Michel, o irmão caçula de Antoine. Mesmo casada, Juliette continua a atrair outros homens, principalmente seu cunhado. Contudo, seu comportamento intempestivo causará graves consequências a todos eles.

CURIOSIDADES: Filme que consagrou Brigitte Bardot como sex simbol a tornando mundialmente famosa. O filme foi condenado e boicotado pela Legião de Decência da igreja católica pelo seu conteúdo sensual causando o maior furor em Nova York. Dizem que esse é o filme responsável por tornar St. Tropez um destino fashion.

O Casamento de Muriel de P.J. Hogan (vários lugares da Austrália)

Porpoise Spit, Austrália, anos 1990. Muriel tem 22 anos e nunca teve muitos amigos, já que suas roupas estão fora de moda e, além disso, ela adora as músicas do grupo ABBA, está acima do peso e possui talentos limitados. Porém, ao conhecer Rhonda Epinstalk, que também é excluída do meio social, a vida de Muriel muda completamente. Em busca de uma vida com mais emoção, elas fogem para Sydney. Apesar das críticas de seu pai, Muriel investe no sonho de se casar. É quando ela conhece e se apaixona por um famoso nadador.

CURIOSIDADES: Para o papel de Muriel, Toni Collette engordou 18 quilos em sete semanas, com acompanhamento de um médico especializado em dietas. O ator Bill Hunter filmou “O Casamento de Muriel” e “Priscilla, a Rainha do Deserto” simultaneamente. Sua caracterização para cada filme incluía penteados e estilo de barba muito diferentes e, além disto, ambas as produções ocorriam em regiões distantes uma da outra. O sucesso internacional de “O Casamento de Muriel” colocou as músicas do ABBA novamente em evidência e esse revival inspirou um espetáculo produzido para a Broadway, que mais tarde gerou “Mamma Mia!” (2008). Globo de Ouro 1996 – Indicado na categoria Melhor Atriz de Comédia ou Musical (Toni Collette). Festival Internacional de Cinema de Chicago – Prêmio do Público.

Sr. Kaplan de Alvaro Brechner (Montevideo)

Irritado com a ociosidade da velhice, Jacobo Kaplan decide investir em uma “missão” que poderá transformá-lo em herói: desmascarar um ex-nazista que vive tranquilamente em uma pequena praia uruguaia.

CURIOSIDADES: Filme escolhido pelo Uruguai para representar o País no Oscar 2015 de Melhor Filme Estrangeiro. Rolf Becker, intérprete do suposto nazista, é um ator com longa carreira na TV e no cinema da Alemanha, tendo participado de filmes importantes como “A Honra Perdida de Katharina Blum” (1975), de Volker Schlöndorff e Margarethe von Trotta. O jovem diretor Álvaro Brechner tem apenas três longas em seu currículo, “Mal Dia Para Pescar (2009), “Sr. Kaplan” (2014) e “Uma Noite de 12 Anos” (2018), pelos quais já ganhou mais de 50 prêmios em festivais diversos.

 Morte em Veneza de Luchino Visconti (Veneza)

Início do século XX. Gustav von Aschenbach é um compositor austríaco que vai para Veneza buscando repouso, após um período de estresse artístico e pessoal. Porém ele não encontra a paz desejada, pois logo desenvolve uma paixão por um jovem, Tadzio, que está em férias com sua família. Tadzio incorpora o ideal de beleza que von Aschenbach sempre imaginou e pensa em ir embora antes de cometer um ato impensado, mas sua bagagem foi para outra cidade, obrigando-o a permanecer ali. Além disto a cólera asiática começa a chegar em Veneza.

CURIOSIDADES: Filme indicado à Palma De Ouro do Festival de Cannes de 1971 e Indicado ao Oscar na categoria de Melhor Figurino, assinado por Piero Tosi. Baseado no romance homônimo de Thomas Mann.

Cinco Graças de Deniz Gamze Ergüven (Istambul)

No início do verão em um vilarejo turco, Lale e suas quatro irmãs brincam de forma debochada com os meninos, o que acarreta em um escândalo de consequências muito fortes: a casa delas se torna praticamente uma prisão, elas aprendem a limpar ao invés de ir para a escola e seus casamentos começam a ser arranjados. As cinco não deixam de desejar a liberdade e tentam resistir aos limites que lhes são impostos.

CURIOSIDADES: Cinco Graças é o filme de estreia da diretora Deniz Gamze e acumulou 44 prêmios e outras 60 indicações. O filme concorreu na categoria de MELHOR FILME ESTRANGEIRO no Globo de Ouro e no Oscar. A Atriz Elit Iscan (Ece) é a única das 5 garotas que já havia atuado antes.

 Entre o Inferno e o Profundo Mar Azul de Marion Hänsel (Bruxelas)

Um cargueiro, pertencente a uma empresa falida, chega ao porto de Hong Kong. Nikos, um introvertido marinheiro, viciado em ópio, conhece Li, garota chinesa que ganha a vida fazendo serviços de limpeza nos navios. A amizade que nasce entre os dois é o fio condutor desta história, feita de silêncios, sofrimentos, esperanças e de diálogos poéticos.

CURIOSIDADES: Única participação no cinema de Ling Chu, que faz o importante papel de Li, a menina chinesa. Marion Hänsel, a diretora, nasceu em Marselha e foi atriz em filmes de Agnés Varda e Luis Buñuel.

O Pequeno Buda de Bernardo Bertolucci (Butão, Nepal)

Após a morte do Lama Dorje, monges budistas tibetanos encontram três crianças – uma americana e duas nepalesas – que podem ser o renascimento de seu grande mestre. Juntos, eles viajam para o Butão, onde as três crianças devem passar por um teste para provar qual delas é a verdadeira reencarnação. Intercalado com isso, o filme conta a história de Siddharta, mais tarde conhecido como o Buda, traçando sua jornada espiritual da ignorância para a verdadeira iluminação.

CURIOSIDADES: Último filme da “trilogia oriental” de Bernardo Bertolucci. Os outros filmes dessa fase foram “O último Imperador” (1987) e “O Céu que nos protege” (1990). Em janeiro de 1996, três anos após o lançamento do filme, um garoto de 4 anos de Seattle foi de fato escolhido como a reencarnação do amado Lama Deschund Rinpochet. O menino foi transferido para o Nepal para ser preparado como líder espiritual.

 Rocco e Seus Irmãos de Luchino Visconti (Roma)

Na Itália, Rosária, uma pobre viúva, se muda de um vilarejo para Milão com seus cinco filhos: Rocco, Simone, Vincenzo, Luca e Ciro. Enquanto a família luta por uma vida melhor, aparece Nadia, uma prostituta que inicia um caso com Simone e também com Rocco, quando ele termina o serviço militar. Porém, os ciúmes dos irmãos pela mesma mulher dão início a um conflito de consequências devastadoras para todos.

CURIOSIDADES: Unidos pelo filme, o casal de atores Renato Salvatori e Annie Girardot, intérpretes de Simone e Nadia, deram início a um relacionamento também na vida real e permaneceram juntos de 1962 até a morte dele, em 1988. A grande admiração de Francis Ford Coppola pelo filme o levou a contratar o mesmo compositor, Nino Rota, para criar a trilha de sua obra-prima, “O Poderoso Chefão” (1972). Martin Scorsese incluiu “Rocco e Seus Irmãos” em sua lista dos “39 filmes que você deve ver antes de morrer”.

Preparem Seus Lenços de Bertrand Blier (Wallonia/Bélgica)

Solange está deprimida, deixou de sorrir, fala muito pouco e não se alimenta direito. Por isso vive desmaiando. Para ajudá-la, o marido de Solange, Raoul, tem uma ideia pouco ortodoxa: arranjar um amante para sua própria mulher. Apesar do triângulo funcionar, ela quer engravidar, mas não pode ter filhos e a tristeza permanece. É durante um passeio num Camping que conhecem Christian, um jovem precoce, e a vida de todos muda completamente.

CURIOSIDADES: Influenciado pelo estilo provocador de Luis Buñuel, o cinema de Bertrand Blier tem como foco a crítica às hipocrisias da sociedade burguesa, principalmente em relação ao sexo. Vencedor do Oscar 1979 de Melhor Filme Estrangeiro pela França.

Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios de Emir Kusturica (Bósnia)

Defender os ideais stalinistas logo após o rompimento do marechal Tito, líder da então Iugoslávia, com o Stalin, ditador russo, não era a melhor das ideias. Após a publicação de uma charge inoportuna de sua autoria, Mesa é enviado para um campo de trabalhos forçados, uma prisão longe de sua família – que acredita que o pai está em uma “viagem de negócios”. Desnorteado, o jovem Malik, filho de Mesa, tenta lidar com a crise que sua família e seu país enfrentam da melhor maneira possível, enquanto começa a descobrir o amor.

CURIOSIDADES: Filme vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 1985. Também foi indicado ao Oscar de Melhor Filme estrangeiro.

A Amante de Mohamed Ben Attia (Tunísia)

Na Tunísia recém-democrática, Hedi é um rapaz de 25 anos cuja vida está sendo traçada pela mãe super protetora. Apático e acomodado, ele trabalha em uma concessionária de carros e está prestes a se casar com uma moça escolhida pela família. Mas, ao ser escalado para uma viagem de trabalho, ele se apaixona pela funcionária de um resort, uma jovem de espírito livre, e isso irá estremecer o planejado futuro que o espera.

CURIOSIDADES: Na Tunísia recém-democrática, Hedi é um rapaz de 25 anos cuja vida está sendo traçada pela mãe super protetora.

 A Lição de Kristina Grozeva, Petar Valchanov (Bulgária)

Uma professora de ensino médio descobre que um dos seus alunos foi roubado dentro da sala de aula. Por ser muito rígida em seus princípios, ela inicia uma jornada para descobrir e punir o responsável de qualquer maneira.

CURIOSIDADES: O filme é baseado em uma história verdadeira, ocorrida há alguns anos, envolvendo um professor búlgaro. Os diretores Kristina Grozeva e Petar Valchanov realizaram “A Lição” como o primeiro filme de uma trilogia inspirada em notícias publicadas em jornais. Os outros dois longas que vieram a seguir foram “Glory” (2016) e “The Father” (2019). Para dar mais veracidade à história, os realizadores optaram por atores não profissionais em sua maioria no elenco.

O Sol Enganador de Nikita Mikhalkov (Moscou)

Rússia, verão de 1936. Kotov, um herói revolucionário e comandante do exército russo, está passando uma temporada em sua casa de campo junto de sua filha e de sua esposa. Tudo corre bem até a chegada de seu velho amigo Dimitri, um homem charmoso que logo ganha as atenções das mulheres da casa. No entanto, Kotov sabe a verdade sobre o velho conhecido e, no meio do governo de Stalin, sabe que há algum perigoso segredo escondido por trás da aparente visita social de Dimitri.

CURIOSIDADES: Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1995. Seleção oficial Festival de Cannes ano 1994; vencedor do prêmio do Juri.

 Minha Lua de Mel Polonesa de Élise Otzenberger (Polônia)

Anna e Adam, um jovem casal de Paris com origens judaicas polonesas, partem pela primeira vez rumo à Polônia. Eles foram convidados para comemorar os 75 anos da destruição da comunidade de nascimento do avô de Adam. Enquanto ele parece pouco animado com a viagem, Anna está ansiosa para descobrir o país, que também é a terra natal de sua avó. Finalmente, lá vão eles em busca de suas origens em uma jornada cheia de surpresas, durante a qual não encontrarão exatamente o que procuram.

CURIOSIDADES: A trilha sonora inclui “Hava Nagila”, tradicional canção judaica, cantada em iídiche pelo cantor britânico Luke James Williams. Vencedor do Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) no Festival de Moscou. Primeiro filme dirigido pela atriz Élise Otzenberger.

Comer, Beber, Viver de Ang Lee (Taipei/Taiwan)

A história de uma tradicional família chinesa composta pelo chef de cozinha Chu e suas três filhas, Jia-Jen, Jia-Chien e Jia-Ning. A vida do grupo gira em torno do habitual jantar de domingo e suas relações amorosas.

CURIOSIDADES: Ganhou indicação ao Oscar e Globo de Ouro de Melhor Filme estrangeiro. A cena de abertura do filme levou mais de uma semana para ser filmada. É um dos poucos filmes de Ang Lee situados em sua nativa Taiwan.

Winter Sleep de Nuri Bilge Ceylan (Capadócia/Turquia)

Aydin, um ator turco aposentado, comanda um pequeno hotel na região da Anatólia Central junto a sua esposa Nihal, de quem se afastou emocionalmente, e sua irmã Necla, que ainda sofre com seu divórcio recente. No inverno, a neve desperta um tédio e ressentimento que fazem Aydin querer partir.

CURIOSIDADES: Aydin, um ator turco aposentado, comanda um pequeno hotel na região da Anatólia Central junto a sua esposa Nihal, de quem se afastou emocionalmente, e sua irmã, que ainda sofre com seu divórcio…

Em Chamas de Chang-dong (Seul)

Durante um dia normal de trabalho como entregador, Jong-soo reencontra Hae-mi, uma antiga amiga que vivia no mesmo bairro que ele. A jovem está com uma viagem marcada para o exterior e pede para Jong-soo cuidar de seu gato de estimação enquanto está longe. Hae-mi volta para casa na companhia de Ben, um jovem misterioso que conheceu na África. No entanto, o forasteiro tem um hobby peculiar, que está prestes a ser revelado aos amigos.

CURIOSIDADES: Filme baseado no conto “Queimando Celeiros”, do aclamado escritor japonês Haruki Murakami. O filme também foi inspirado no conto “Barn Burning”, de 1939, do escritor americano William Faulkner. A cena em que os personagens principais conversam na casa de Jong-su levou cerca de um mês para ser concluída, com alguns minutos filmados a cada dia na hora do crepúsculo.

A Morte de Um Burocrata de Tomas Gutierrez Alea (Cuba)

Um trabalhador cubano morre acidentalmente e é enterrado junto com seu cartão do sindicato. Logo, sua viúva vai precisar do cartão para reivindicar a pensão deixada pelo marido. O jovem sobrinho deles entra nesta briga e inicia uma hilariante luta contra as autoridades para exumar o cadáver de seu tio, a fim de recuperar o precioso documento.

CURIOSIDADES: Selecionado para a mostra “Venice Classics” no Festival De Veneza de 2019. O filme presta uma grande homenagem para Stan Laurel e Oliver Hardy (o gordo e o magro); Ingmar Bergman; Akira Kurosawa; Elia Kazan; Buster Keaton; Marlyn Monroe e o ecritor alemão Franz Kafka, entre outros.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -