- Publicidade -

Arlindo Grund fala sobre o mercado de moda atual

Publicado em:

Foto: acervo pessoal

Você provavelmente já o viu pela televisão, principalmente, quando o assunto é Moda. Arlindo Grund apresenta o programa exibido no SBT desde 2009, “Esquadrão da moda”, lembrou, né! Porém, Arlindo Grund é muito mais que consultor de moda e apresentador, ele é a voz dominante por trás do site agrund.com e escritor de dois livros, sendo eles “Nada para vestir” e “As armadilhas da moda”.

Em suas redes sociais, Arlindo compartilha dicas de styling e o uso versátil de peças. Atualmente, em tempos de pandemia, Lives também estão presentes trazendo os mais diversos temas, dentre eles: Conscientização, marcas nacionais e afeto.

Gostaria de saber como a moda entrou na sua vida? Você sempre teve a pretensão de trabalhar com Moda?
Arlindo Grund – Eu sempre fui fascinado pelo universo da moda. Mas também a possibilidade que a roupa te dá de você ser quem você quiser, na hora que você quiser, também me encanta. O comunicar através das roupas faz desse universo é um verdadeiro sonho desde de criança.

Desde muito cedo enquanto consumidor de informação, tive contato com a moda. Tive minha primeira oportunidade como produtor de figurino para uma produtora de comerciais em Recife. Daí fui trilhando meu caminho acadêmico com pós e especialização, paralelamente ao trabalho, até que em 2003 recebi o convite para vir trabalhar em São Paulo e trazer minha empresa para esse mundo. Aqui, meu foco é moda 100%, enquanto que no Recife se trabalha também com construção de imagem corporativa. Foram 5 anos trabalhando entre capas e editoriais, além de campanhas publicitárias. Depois, com aulas de pós-graduação no curso de Styling.

Em 2008, recebi o convite para o “Esquadrão da Moda”. através de uma das diretoras de um grupo editorial para o qual eu prestava serviço. Na época o então diretor do programa me chamou para uma conversa e daí já se vão quase 12 anos. Nesse meio tempo, em 2012, no SBT, tive um programete chamado “Tenha Estilo”, pílulas diárias de 5 minutos sobre dicas de moda. Em 2015, lancei meu primeiro livro, “Nada Para Vestir”, e em 2017, o segundo, intitulado “As Armadilhas da Moda”. Também em 2017 estreei no Canal Sony o programa “A Roupa Ideal” e em 2019, ja no canal Discovery, virei o apresentador do reality show “Prova de Noiva”.

Como surgiu a proposta para apresentar o “Esquadrão da Moda”? Aliás, qual é a importância de se falar de moda em um canal aberto?
Arlindo Grund – A possibilidade de decodificar as tendências de moda e os conceitos criados por grandes marcas e poder levar isso ao consumidor final através de televisão aberta é uma experiência enriquecedora. Para mim, enquanto adequação de linguagem, mas, acima de tudo, enquanto olhar o próximo e suas fragilidades. Muitas vezes percebemos que a roupa é só a ponta de um grande problema. Por isso falamos que nosso estilo comunica muito de nós.

Sabemos que o cenário atual de pandemia vai interferir diretamente no mercado da moda, visto isso, quais são os meios de consumir mais conscientes e significativos que podemos adotar?
Arlindo Grund – Certamente, consumir daquele produtor local que está perto de você. Isso fará o mercado local reaquecer a economia. Procurar marcas que carregam os mesmo valores que você. Verificar a procedência de suas peças, quem fez, como foi feito, isso deve ser transparente e claro para o consumidor final.

Se você pudesse mudar algo com urgência no mercado de moda atual, o que seria?
Arlindo Grund – Abrir a cabeça de todos em relação à diversidade humana de uma maneira em geral. Todos precisam se vestir e não precisam virar reféns de mercado. Todos devem ter direito à livre escolha. Acima de tudo, o desenvolvimento do sentimento empático deve ser uma prática desde cedo para as futuras gerações.

Ela Andrade
Ela Andrade
Fashion designer, atua no mercado da moda desde os 15 anos, quando começou na carreira de modelo. Aos 18 anos, se mudou para Ásia e foi lá onde sua paixão e conexão com arte cresceu.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -