- Publicidade -

Bienal realiza lives com artistas para lançamento de publicação educativa

Publicado em:

Fundação Bienal lança publicação educativa “Primeiros ensaios”.

A Fundação Bienal de São Paulo realiza o lançamento virtual da publicação educativa da 34ª Bienal de São Paulo, “Faz escuro mas eu canto, Primeiros ensaios”. Aliás, serão três eventos on-line, nos dias 10, 11 e 12 de junho, sempre às 19h, com transmissão ao vivo pelo Webinar Center. Com cerca de 1h de duração, cada transmissão é dedicada a conteúdos que estruturam Primeiros ensaios e conta com a participação gravada de autores e artistas que colaboraram com a publicação. As lives terão mediação e serão abertas para comentários e perguntas.

Inspirado no pensamento do filósofo e poeta martinicano Édouard Glissant, o livro aposta na diversidade de percepções como estrutura potente para a construção de relações de aprendizagem com a 34ª Bienal – Faz escuro mas eu canto. A publicação assume, portanto, que a complexidade dos conhecimentos e das realidades que nos cercam no mundo contemporâneo exige o esforço por não se relacionar apenas com um único ponto de vista.

No dia 10 de junho, o tema será “Em torno do Bendegó” e contará com a participação gravada da professora universitária (UFRJ) e curadora da meteorítica do Museu Nacional Maria Elizabeth Zucolotto e do artista indígena Gustavo Caboco.

O evento do dia 11, por sua vez, será “Em torno do Sino de Ouro Preto”, com entrevistas da professora universitária (PUC SP) Christine Greiner e da artista Eleonora Fabião. O sino da capela do Padre Faria, datado de 1750 e localizado na cidade mineira de Ouro Preto, foi tocado em duas ocasiões marcantes na história do Brasil: o dia da morte de Tiradentes e na inauguração de Brasília. Esse símbolo mobilizou pesquisas em torno da repetição e da diferença, de memória(s) e futuro e da relação entre corpo e conhecimento.

No último encontro, no dia 12, serão abordadas temáticas “Em torno dos Retratos de Frederick Douglass”. O jornalista especializado em cultura, fundador e diretor da revista O Menelick: 2º Ato, Nabor Jr. e o artista Daniel de Paula contribuirão para o debate, que irá abordar também o Teatro Experimental do Negro.

Quem participar dos três eventos online ganhará um exemplar da versão impressa (a ser retirado no Pavilhão Ciccillo Matarazzo após retomada das atividades presenciais). A versão on-line da publicação já está disponível para download na aba educação do site da 34ª Bienal, onde também se encontra uma série de conteúdos complementares.

Link para inscrição dos encontros de lançamento. 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -