- Publicidade -

Orgulho LGBTQI+: 10 filmes para ver e se emocionar

Publicado em:

Especial Orgulho LGBTQI+.

Orgulho LGBTQI+: 10 filmes para ver e se emocionar! No mês do Orgulho LGBTQI+ ,  fizemos uma lista “MARA” de filmes com a temática pra você que já ama, e pra você que ainda não conhece, mas que respeita o amor de outras pessoas.

Alguns filmes são romances fofos, temos filmes políticos, engraçados, e tristes. O mundo LGBTQI+ está repleto de possibilidades e por isso temos sempre que lutar contra o preconceito monstruoso que ainda sofremos. Então, está esperando o que para se jogar nessa maratona!

Me Chame Pelo Seu Nome – Baseado no livro de André Aciman, Me Chame Pelo Seu Nome fala da história de Elio (Timothée Chalamet) e de Oliver (Armie Hammer). Quando Oliver chega a casa dos Perlman para ajudar o pai de Elio, os dois jovens começam a desenvolver uma amiga que acabar aflorando em outra coisa. O ponto forte deste filme é que ele é a história do primeiro amor, no caso o de Elio, que tem 17 anos no filme. Sim, ele tem um final mais amargo, ainda que muito verdadeiro, porém o espírito geral do filme é muito bonito de se ver.

Milk: A Voz da Igualdade – Harvey Milk foi um grande ativista político pelos direitos dos gays na década de 1970. O filme Milk: A Voz da Igualdade, conta a história desde sua chegada em São Francisco, passando por ser tornar o primeiro gay assumido num cargo público, e culminando em seu assassinato por Dan White. Harvey tornou-se o símbolo mais forte pela luta dos direitos LGBT+ nos EUA, e também um mártir. Já White conseguiu ser, de acordo com o San Francisco Weekly, “talvez o homem mais odiado na história de São Francisco“.

Priscila, A Rainha do Deserto.Priscila é um filme australiano que mistura comédia e drama, dentro de um musical. Nele duas Drags Queens, Mitzi (Hugo Weaving) e Felicia (Guy Pierce), junto da mulher trans Bernadette (Terence Stamp), vão fazer um show numa cidade turística no meio do deserto. O roteiro conta a maravilhosa aventura das meninas, dentro do ônibus Priscila, pelo deserto australiano. Este filme é fantástico por vários motivos, entre eles está a família linda que se forma no filme, porque a medida que o filme avança vários personagens são englobados ao redor de Priscila. O que os une é o amor, seja fraternal ou romântico.

Com Amor, Simon – Esse é outro filme fofo, e que tem grande importância. Com Amor, Simon é baseado no livro de Becky Albertall, e fala da jornada de Simon Spier (Nick Robinson) de sair do armário, ou seja, se assumir como gay. Sendo um filme teenager, o tom dele é muito mais leve do que outros filmes nessa lista, mas o elemento mais importante desde filme é: O fato de Simon ser gay não é um problema. Ele tem um família fantástica e compreensiva, uma estrutura escolar boa e amigos que são ainda melhores. Toda trama do filme abordada o relacionamento de Simon com ele mesmo.

O Mau Exemplo de Cameron Post. – Esse aqui é um filme leve, porém com um assunto muito sério. O Mau Exemplo de Cameron Post fala da falácia, e imbecilidade, da Cura Gay. Cameron (Chloë Moretz) é uma adolescente que foi pega tendo uma relação lésbica com uma colega de escola. Portanto, sua tia decide manda-la para um acampamento cristã de reeducação sexual, onde ela vai ser doutrinada a achar que ser homossexual é errado. Existem vários lugares no mundo ainda hoje que impõe a “Cura” Gay, de inúmeras nacionalidades e religiões, e como mostra o filme, muitos casos dessa doutrinação absurda acaba em mortes. Quando você escuta várias e várias vezes que você é errado, quando você não consegue mudar, você se mata. Cameron só sobrevive e foge desse covil com ajuda dos amigos.

Boy Erased: Uma Verdade Anulada. Outro filme sobre “Cura” Gay, que conta a história pessoal de Garrard Conley no programa de reorientação sexual. Este filme parece muito com o caso de Cameron, entretanto, ele é um pouco mais feliz. O protagonista, Jared (Lucas Hedges), tem de certa forma apoio de sua família, principalmente da mãe, já Cameron está sozinha o tempo todo. Boy Erased também mostra a relação da cristandade com a comunidade LGBTQI+, para o mal e para o bem. O ponto mais interessante a se observar no programa de Jared, é que o tempo todo eles tentam dizer que o rapaz é gay por estar frustrado, sempre é a culpa de alguém. Ser gay, ou lésbica, ou trans não é culpa de ninguém, é apenas ser quem realmente é.

Flores Raras – O filme brasileiro  baseado em fatos narra a relação amorosa entre a poetisa americana Elizabeth Bishop (Miranda Otto),  e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires). O filme teve um excelente repercussão mundial, e também uma boa recepção da crítica. Entre vários comentários da crítica brasileira, o consenso é que a orientação sexual e os limites geograficos são apenas detalhes na relação dessa duas mulheres incríveis. Bishop é uma das poetisas mais aclamadas na literatura norte-americana, e Lota de Macedo é uma arquiteta e urbanista importantíssima para a história do Rio de Janeiro, tendo uma das responsáveis pela construção do Parque do Flamengo.

Moonlight: Sob a Luz do Luar – O ganhador do Oscar de Melhor Filme, Moonlight: Sob a Luz do Luar, aborda a jornada de descobrimento de Chiron. Muitas vezes a gente tem uma noção glamourosa do mundo LGBT+, mas existe um número imenso de pessoas esquecidas em comunidade carentes. Ser gay é difícil, mas ser gay, preto e pobre, é infinitamente mais difícil. O filme junta vários elementos da vida de um jovem negro de Miami em constante fuga do mundo das drogas, e que também está em descobrimento. Além do prêmio de Melhor Filme, Moonlight ganhou Melhor Roteiro Adaptado, e rendeu a Mahershala Ali o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho – Originalmente, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho era só um curta-metragem chamado Eu Não Quero Voltar Sozinho, porém o sucesso do curta foi tão grande que ele virou um filme. A história gira em torno de Leonardo (Ghilherme Lobo), um estudante cego do ensino médio lutando pela sua independência, em determinado momento chega o aluno novo, Gabriel (Fábio Audi), que vai abalar as estruturas de Leonardo. O longa é bem ao estilo teenager, porém com um tom mais maduro, ainda que conte com amor platônico e triângulos amorosas no roteiro.  Hoje Eu Quero Voltar Sozinho teve sua primeira exibição pública na mais importante mostra paralela do Festival de Berlim, Foi escolhido o melhor filme da mostra, recebendo o prêmio da Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema) por tal. Dentro do mesmo festival, ganhou o prêmio Teddy, direcionado a obras LGBT que promovam igualdade e tolerância na sociedade.

A Garota Dinamarquesa – O longa-metragem de Tom Hooper fala de uma das primeiras pessoas transgênero a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual, Lili Robe (Eddie Redmayne). O assunto sobre transgêneros tem sido o novo campo de batalha da comunidade LGBT, e o que tem gerado mais polêmica. O filme  não é perfeito nessa questão, ele falha em muitos sentidos, principalmente em questões históricas para comover o público. Mas ele serve para revelar que muitos preconceitos da década de 1920 ainda existem aqui. Ele tem bons diálogos importantes para a questão transgênero também. Ele está em último lugar na lista por conta dos erros, mas ainda tem uma importância por levantar uma discussão importante.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -