- Publicidade -

Teatro Riachuelo de Palco Aberto: teatro traz diversidade à programação

Publicado em:

Teatro traz para o palco a cultura popular, com lives.

O Teatro Riachuelo Rio trará para o palco, a partir de 20 de Agosto, uma programação que faz parte da cultura de rua e que é a cara da cidade, com apresentações de lives como o lançamento inédito do show “Só” de Adriana Calcanhotto, primeira live dos Gilsons, filho e netos de Gilberto Gil, com apresentação de música inédita, e três tradicionais rodas de samba da cidade.

Para isso, nada mais justo que convidar, para o seu retorno, uma programação que, certamente, comunique essa diversidade. Para isso, o Teatro Riachuelo criou uma plataforma própria, pensada exclusivamente para a transmissão das lives.

Dando início às lives, o tradicional Samba Independente dos Bons Costumes apresentará no repertório a assinatura da roda, uma mistura dos ritmos plurais do Brasil, passando pelo samba de raiz, partido alto, maracatu e forró, até a música instrumental. “Nós nunca tocamos nesse formato em um teatro, ansiedade define, aquele friozinho na barriga. A expectativa é grande”, define Vandro Augusto, vocalista do SIBC.

Dia 21 é a vez do Samba que Elas Querem, que comemora no mês de Agosto três anos da sua formação. Sucesso da Banca do André, na Cinelândia, à Portugal, a roda formada por oito mulheres, leva uma multidão por onde passa.

Com o intuito de ecoar nomes de sambistas mulheres, como Clementina de Jesus, Tia Surica, Ivone Lara, Beth Carvalho e tantas outras mulheres pioneiras que mostraram que “lugar de mulher é onde ela quiser”, inclusive no samba! Aliás, o repertório da live vai passar por todas as vertentes do ritmo, reunindo composições que enaltecem o samba de raiz em sua essência alegre e libertária, que o tornou referência mundial, além disso, irão  apresentar algumas músicas autorais.

Já o grupo Casuarina escolheu o palco do Riachuelo para comemorar a efeméride de 18 anos de estrada, dia 22. O Casuarina traduziu em música o estado de espírito da Lapa. “Em meio a toda a insegurança que estamos vivendo, surgiu essa oportunidade de levar a nossa roda para um espaço que eu frequentei desde cedo, quando ainda era o Cine Palácio. É uma felicidade muito grande poder tocar lá com o time completo, algo que nunca fizemos”, comemora Gabriel Azevedo. Para o show, eles prepararam um panorama da trajetória do Casuarina nesses 18 anos, passando por “Laranja Madura”, de Ataulfo Alves, até “Swing de Campo Grande”, dos Novos Baianos”, e adiantam que farão uma homenagem aos 100 anos de Jackson do Pandeiro.

O trio formado por José, Francisco e João, respectivamente filho e netos de Gilberto Gil, vai apresentar dia 28, uma composição inédita e canções autorais do EP lançado em novembro de 2019, com influências da MPB, afoxé, pop e eletrônico. Pela primeira vez no palco do Riachuelo,Gilsons vão trazer as convidadas especiais Julia Mestre, com quem compuseram “Cores e Nomes” e Mariana Volker, parceira em fizeram “Devagarzinho”, que será apresentada ao vivo pela primeira vez durante a live.

Adriana Calcanhotto fará uma exibição on-line do show inédito com músicas do álbum “Só”, dia 05 de setembro. “Recebi um convite do Teatro Riachuelo para fazer um show sem público transmitido pela internet, e adorei a possibilidade de pisar no palco, cheirar as cortinas, me perder pelos bastidores”. A cantora e compositora adianta que o público pode esperar um show em formato solo, tocando MPC, violão, guitarra e máquina de escrever, e vai apresentar uma música inédita, escrita em Agosto.

Aliás, o teatro está se preparando para receber um público reduzido, de acordo com as normas definidas pelo decreto municipal. As vendas serão on-line, através do site da Sympla.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -