Tropicalismo
Panis et Circencis, Assume Vivid Astro Focus, 2015, parte integrante do livro Tropicália ou Panis et Circencis
de Ana de Oliveira

O Museu de Arte Moderna de São Paulo lança no dia 18 de setembro o curso on-line “Tropicalismo: história arrebatadora e estética libertária”. Ao todo, serão quatro encontros para discutir o contexto contracultural, a intervenção estética e comportamental, a perspectiva crítica e afetuosa, o disco-manifesto, compositores e intérpretes, polêmicas e os principais fatos que marcaram a história do movimento tropicalista.

O Tropicalismo foi um dos mais instigantes fenômenos artísticos que irromperam nos anos 1960, um movimento de ruptura fundamental para a cultura brasileira. Libertário por excelência, o movimento aliou experimentalismo estético, crítica social e inconformismo político.

As aulas serão ministradas pela escritora Ana de Oliveira, autora de Tropicália ou Panis et Circencis, e os temas serão abordados em conjunto a recursos audiovisuais. Aliás, como parte da programação, os alunos poderão apurar a escuta entre o intervalo de aulas, a partir de uma playlist tropicalista, elaborada especialmente para o curso. Além disso, vídeos históricos e trechos de entrevistas, realizadas por Ana, com Caetano Veloso e Gilberto Gil, por exemplo, serão exibidos.

Serviço:
Tropicalismo: história arrebatadora e estética libertária com Ana de Oliveira
Quando: 18 de setembro a 09 de outubro | Sextas-feiras, das 19h às 20h20
Duração: 4 encontros
Investimento: R$ 400,00 em até 2 parcelas
Público: interessados em geral
Onde: Ao vivo via plataforma de videoconferência
Inscrições no site do MAM.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here