Em 15 de janeiro de 2021 a Revista Subversa publicará uma edição digital especial com textos inéditos de alguns dos escritores indicados na edição do ano passado do Projeto Julho Literário.
O Julho Literário é uma ação de incentivo à leitura, criada pelo escritor Dan Porto, radicado em Curitiba. Aliás, a segunda edição, em 2020, aconteceu através de vídeos veiculados no YouTube e ocorreu em parceria com o blog Best Não Tão Seller, tendo contemplado a indicação de vinte autoras e autores contemporâneos e independentes, de onze Estados do Brasil: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Roraima, Acre, Piauí e Pará.
A Subversa é uma revista literária especializada no eixo Brasil-Portugal, com o objetivo da revista de estimular a produção de literatura, a leitura e a comunicação entre autores contemporâneos portugueses e brasileiros. A publicação na Subversa envolve a divulgação e o estímulo artístico, e privilegia a abertura de espaços para que todos possam pleitear a publicação.
“Queríamos descobrir artistas atuais e indicar seus trabalhos, incentivar a leitura dos contemporâneos e daqueles à margem das grandes editoras. Conseguimos isso na edição 2020 do Julho Literário. Mas agora fomos além, a Subversa nos acolheu com essa ideia de editar, em caráter especial, uma seleção dos escritores indicados. O que vem depois não sabemos, mas o projeto rompeu todas as expectativas e metas traçadas até então. Estamos muito felizes com a edição, com o apoio da revista e a participação de todos os artistas”, conta Dan Porto, organizador da edição, ao lado das próprias editoras da revista.
A revista foi fundada em agosto de 2014.