Embarcar no navio Pequod, é embarcar numa batalha entre a razão humana e o instinto animal, e confrontar-se com Moby Dick acaba sendo confrontar-se com os fantasmas que nós mesmos criamos, confrontar a si mesmo, com a simples possibilidade de se estar vivo ou ter que deparar-se com a própria morte. Logo, a encenação de “Eu, Moby Dick” proposta por Renato Rocha não pretende ser fiel a história original da perseguição a baleia branca, descrita por Herman Melville. Mas sim, se apropriar de seus personagens, de seus conflitos e suas reflexões para criar uma dramaturgia aberta e subjetiva, que utiliza como pontos de partida questões fundamentais do próprio livro levantadas pelo autor, como: Quais são as nossas obsessões? Quais os monstros que nós mesmo criamos? Até que ponto ficamos cegos em uma busca por algo que pode custar tudo o que construímos, no caso nossa própria vida? Como nos relacionamos com os mistérios de um mundo que não conhecemos, nesse caso, esse oceano que se apresenta em nossa jornada? Qual relação entre o percurso do navio Pequod e as escolhas que determinam nosso próprio caminho?

“Eu, Moby Dick” aprofunda a pesquisa de linguagem pelo qual Renato Rocha é conhecido na Europa. Seu espetáculo anterior,”S’Blood” (2018), foi indicado ao Prêmio Shell-RJ, na categoria Inovação. Desde 2010, Renato Rocha desenvolve espetáculos para a Royal Shakespeare Company, The Roundhouse, LIFT (London International Festival of Theatre) e Circolombia, dirigiu e colaborou em projetos na Índia, Berlim, Tanzânia, Quênia, Egito, Paris, Nova Iorque, Edimburgo, Estocolmo, Budapeste e Colômbia.

O espetáculo seguirá a metodologia e filosofia do trabalho/pesquisa desenvolvido por Renato Rocha, inicialmente em seus espetáculos na Europa e mais recentemente no Brasil com o NAI – Núcleo de Artes Integradas, que contará com as memórias e experiências de vida dos espectadores como parte final da obra. Para tanto, o elenco se lançará no desafio de viver ao mesmo tempo o Capitão Ahab, Ismael, Queequeg, Moby Dick e o próprio navio Pequod, nos levando a questionar, assim como a cada personagem, sobre os caminhos que escolhemos e com o que nos confrontamos.

Serviço
“EU, MOBY DICK “ 
Onde: YouTube do Centro de Artes da UFF
Temporada: de 19 de março a 06 de abril
Horários: Sexta-feira a domingo
19 a 21 de março – às 20h
26 a 28 de março – às 18h
02 a 04 de abril – às 20h

Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 80 minutos