- Publicidade -

Petrobras Sinfônica lança documentário sobre música na Primeira Infância

Publicado em:

Estudos confirmam que a música clássica potencializa a memória, a criatividade, o raciocínio e a coordenação motora, podendo contribuir com o rendimento escolar e a capacidade de concentração. É nessa fase que são desenvolvidas as habilidades cognitivas fundamentais que vão durar para toda a vida. Ciente desse potencial, a Orquestra Petrobras Sinfônica apresentará, de 01 a 22 de junho, às 10h, a websérie “Música na Primeira Infância”, dividida em quatro episódios que abrangem a importância do contato com a música no aprendizado infantil.

O documentário aborda os temas O desenvolvimento infantil, A Relação com os bebês, A formação de plateias infantis e A literatura, com episódios apresentados por Monique Andries (coordenadora do Programa Educativo da Orquestra Petrobras Sinfônica), Cíntia Soares Vieira (educadora especialista em musicalização de bebês), Anahi Ravagnani (educadora e gestora), Ricardo Petracca (músico, pesquisador e escritor) e Magda Pucci (musicista, pesquisadora e escritora).

Com o objetivo contemplar e aproximar as crianças da música desde cedo, a Petrobras Sinfônica vem realizando ações pra lá de especiais, como união entre a música de concerto e a animação que encanta adultos e crianças, como os lançamentos das canções de roda que foram lançadas nos últimos meses no YouTube da orquestra.

Para a professora de música e coordenadora do Programa Educativo da Orquestra Petrobras Sinfônica, Monique Andries, o desenvolvimento infantil através do estudo da música envolve diversas dimensões, e muitas vezes tem uma compreensão reduzida no que diz respeito à aprendizagem. Ela destaca a importância em abordar as consequências no desenvolvimento emocional e social da criança, que vai além do processo cognitivo. “Uma série de pesquisas confirmam que quem estuda ou escuta música tem mais facilidade para aprender matemática e até outros idiomas. Já existem mecanismos que mostram as áreas do cérebro que são afetadas com a prática musical. Quando se faz música o nosso cérebro fica em festa”, pontua Monique.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -