- Publicidade -

“Cidade dos Palcos” desconstrói a imagem do teatro como entretenimento

Publicado em:

Cidade dos Palcos
Foto: Michele Manoel

A cidade de São Paulo é considerada a principal capital cultural do Brasil e uma das 12 Capitais Culturais do Mundo, sendo o local de origem de diversos movimentos artísticos e estéticos ao longo da história do século XX. Aliás, em São Paulo temos o maior mercado cultural do país e o teatro é um dos seus principais pilares, com todos os estilos de peças em cartaz.

A capital paulista com tantos Teatros apresenta uma história riquíssima que será contada no espetáculo “Cidade dos Palcos” pela Azenha de Teatro em versão on-line a partir do dia 19 de junho até 14 de julho, sempre as 20h. A peça apresenta a história do Teatro de São Paulo, através imagens de locais e encenações que remontam à fatos e estéticas das artes cênicas na cidade, desde o teatro Anchietano até os mais contemporâneos movimentos de teatro de grupo.

A encenação simula um documentário, com personagens contando suas versões e visões sobre os locais emblemáticos do teatro em São Paulo. Seus depoimentos, divertidos e informativos, revelam as histórias e momentos das artes cênicas na cidade, desde a fundação, com o teatro anchietano, passando pela profissionalização da produção teatral e o desenvolvimento do teatro de grupo. Os locais dos acontecimentos são apresentados ao público juntamente com cenas que ilustram as estéticas, autores, artistas e movimentos.

No Teatro Anchietano, é construída uma cena do texto “O Auto da Festa de São Lourenço”, do Padre José de Anchieta. Para abordar o contexto da construção do Theatro Municipal de São Paulo, é apresentado um trecho da peça “Hamlet”, de William Shakespeare. Ao apresentar a história do Teatro Brasileiro de Comédia, ocorre um trecho de “Esperando Godot”, de Samuel Beckett. Como forma de apresentar o momento histórico vivido pelo Teatro de Arena, é mostrado ao público um trecho de “Eles Não Usam Black Tie”, de Gianfrancesco Guarnieri, “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, ilustra o surgimento do Teatro Oficina, e “Seis Personagens à Procura de um Autor” em uma metáfora para apresentar o movimento teatral existente na Praça Roosevelt.

“Cidade dos Palcos” desconstrói a imagem do teatro apenas como ferramenta de lazer e entretenimento, enfatizando a importância do teatro no contexto educacional, cultural, artístico, político e de desenvolvimento social. Além disso, ao trazer esta obra em um período pandêmico, a Azenha de Teatro reforça a preservação das artes do palco em momentos extremos, para que os Teatros possam estar lotados novamente, assim que possível.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -