- Publicidade -

5 roteiros de cicloturismo que você precisa conhecer

Publicado em:

5 lugares maravilhosos para praticar o cicloturismo e admirar paisagens perfeitas.

O cicloturismo consiste em pegar a bicicleta e sair para viajar, vendo as paisagens de uma maneira diferente, mais perto da natureza. Seja de Curitiba para São Paulo ou de São Paulo para o Rio de Janeiro, o Brasil conta com diversas rotas dessa modalidade que tornam os caminhos cada vez mais incríveis. Além disso, a saúde que se consegue ao pedalar é incomparável.

Neste artigo, mostraremos 5 rotas de cicloturismo que você precisa conhecer, seja um ciclista veterano em busca de novos lugares, ou um iniciante que quer entender mais sobre isso.

Caminho da Fé – SP e MG
O Caminho da Fé é considerado como o Caminho de Santiago brasileiro. Por muitos anos ela foi uma rota de peregrinação e, até hoje, é considerada a maior de todo o país. Por ela, já passaram milhões de fiéis rumo a Aparecida do Norte, a capital nacional do catolicismo.
Esse é um percurso que passa por diversas cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais e pode ser iniciado de diferentes pontos, variando a distância total de 300 a 500 quilômetros. Para garantir mais conforto aos ciclistas, esse é um caminho repleto de pousadas e áreas de alimentação.

Estrada Real – RJ, SP e MG
A estrada real pode ser percorrida de carro, a pé ou de bicicleta. Nela, existem vários caminhos possíveis. Ou seja, caso você queira percorrer a trilha mais de uma vez, o seu cicloturismo sempre terá algo novo a ser observado ao longo do percurso, já que você pode optar por outro caminho.

O mais antigo dos caminhos é o Caminho Velho, que faz a ligação do litoral do Rio de Janeiro às regiões de extração de ouro em Minas Gerais. De Paraty (RJ) a Ouro Preto (MG) são cerca de 710 quilômetros, passando por diversas cidades históricas, como São João Del Rei e Tiradentes.

O ciclista que optar pelo caminho novo – que não é tão novo assim, pois é de 1707 – passará pela cidade do Rio de Janeiro, região de Petrópolis e seguirá para os centros maiores, como Juiz de Fora e Barbacena, chegando a cerca de 500 quilômetros de pedalada.

Vale Europeu – SC
Uma das rotas mais populares do Brasil é a rota de cicloturismo do Vale Europeu, em Santa Catarina. Ele é um caminho circular e tem cerca de 300 quilômetros, começando no município de Timbó, interior do estado.

Nessa rota, os ciclistas encontram belas paisagens, um caminho incrível com características da região do vale, além de uma demarcação impecável do percurso e uma infraestrutura perfeita. O local é famoso por conta das cervejas e os restaurantes com comidas típicas dos descendentes italianos e alemães.
Serra da Canastra – MG

A Serra da Canastra, local importante para a produção de queijos do estado de Minas Gerais, também é um prato cheio para quem adora fazer cicloturismo. As estradas de terra que ligam os vilarejos, as cascatas e os mirantes da região são o que faz esse caminho ser tão valioso.

Vale lembrar que a Serra da Canastra é um parque nacional e, dessa forma, é considerada uma das regiões do Brasil mais bem preservadas. Além disso, é lá que nasce o Rio São Francisco. De fato, é um roteiro perfeito para ciclistas que não ligam para estrutura e sim para paisagens naturais incríveis.

Estrada da Graciosa
Apenas 70 quilômetros ligam a capital do Paraná, Curitiba, e a cidade de Morretes, um destino famoso para quem faz o passeio de trem saindo da capital paranaense. De bike, esse trajeto é feito pela Serra da Graciosa, um caminho repleto de faixas incrivelmente preservadas da Mata Atlântica.

No final desse trajeto, a cidade de Morretes recebe os turistas com histórias incríveis sobre a cidade, arquiteturas únicas e um prato de barreado (cozido tradicional da região). Depois de algumas horas de ciclismo, isso tem tudo para ser maravilhoso.

O Brasil é repleto de belezas poucos exploradas. Através do cicloturismo, cada vez mais as pessoas conhecem e se aproximam dessas belezas históricas e da natureza. Além disso, é um esporte que ajuda a manter a saúde em dia, o que também é muito importante.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -