- Publicidade -

“Em Nome da Mãe”, baseado na obra homônima de Erri de Luca, faz temporada on-line

Publicado em:

Peça desmistifica a figura de Maria de Nazaré, mãe de Jesus.

Foto: Elisa Mendes

Ao deixar de lado o aspecto religioso e desmistificar a figura de Maria de Nazaré, mãe de Jesus, o espetáculo “Em Nome da Mãe” aborda a jornada íntima de uma mulher jovem, pobre, não casada – e grávida, tendo por isso sofrido os preconceitos de uma sociedade conservadora, patriarcal e machista.

A história milenar, escrita por homens na Bíblia, é contada por sua protagonista antes de se tornar a mãe do filho de Deus. Baseada na obra homônima do premiado autor italiano Erri de Luca, a peça foi concebida e adaptada por Suzana Nascimento, que, aliás, também estrela o monólogo, em sua primeira montagem no Brasil.

 Suzana sentiu a necessidade de abordar importantes transformações em relação ao feminismo, e construiu uma nova dramaturgia, com outros personagens e situações. Ao lançar um olhar contemporâneo sobre uma história contada há mais de 2 mil anos, assim a peça abre espaço para reflexões sobre o feminismo e sobre os comportamentos patriarcais que atravessaram o tempo até nossos dias. Além disso, a peça passeia por importantes arquétipos da alma feminina.

Em cena, Suzana dá voz a três mulheres: a donzela Maria (ou Miriam, como é chamada em hebraico), a atriz (uma mulher de 43 anos) e a anciã (que carrega em si a ancestralidade feminina) – que relatam a jornada da protagonista, intercaladas com histórias da vida da própria atriz e temas da atualidade.

“Só existem seis falas atribuídas a Maria em toda a Bíblia. Pouco se escreveu sobre ela. A peça é uma investigação sobre sua jornada íntima, trazendo uma Maria profundamente humana, em plena metamorfose, se apoderando de sua própria história”, conta Suzana.

Em 2015, Suzana Nascimento teve contato pela primeira vez com a obra de Erri de Luca no livro “Em Nome da Mãe”, que conta em primeira pessoa a história do amor materno de Maria de Nazaré, desde o anúncio de sua gravidez imaculada pelo anjo Gabriel até o nascimento de Jesus.

Com realização do Sesc RJ, o espetáculo estreia no dia 6 de agosto no canal da instituição no YouTube, com apresentações gratuitas de sexta a domingo, às 19h. Em “Nome da Mãe”  segue em cartaz até 29 de agosto.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -