- Publicidade -

“Pai e Mãe”: Gilberto Gil e Preta Gil se juntam em regravação

Publicado em:

Gilberto Gil e Preta Gil se juntam em regravação de “Pai e Mãe”. A musica de Gilberto Gil é uma canção “de confissão de afeto profundo pelos pais, colocando todos os homens do mundo como um prolongamento do pai e todas as mulheres amadas como um prolongamento da mãe” como ele diz em  “Gilberto Gil – Todas as Letras” publicado pela Companhia das Letras.

De quem devemos nos lembrar mais do que de nossos pais no dia de nossos aniversários? Em quem pensar mais senão naqueles a quem devemos nossa existência? Além de sentir por eles a imensa gratidão por termos vindo a esse mundo, s foi com este “pensentimento” que Gilberto Gil, ao completar 33 anos, a idade de Cristo, em 26 de junho de 1975, escreveu “Pai e Mãe”.

Aliás, “Pai e Mãe” foi no entanto uma canção revolucionária, expressão de uma mudança no comportamento masculino, marcado até então por convenções decorrentes de um machismo que até hoje, contudo, insiste em se estabelecer e a ameaçar.

Com essa canção, nós homens aprendemos “a beijar outros homens” como beijávamos nossos pais. Foi com ela que muitos de nós, da geração contra-culturalmente in-formada nos anos 1970, aprendemos isso. Nesse sentido, “Pai e Mãe” foi mais uma composição com o caráter e a missão transformadora e libertária que Gil e Caetano assumiram para si e suas obras, como papel a desempenhar no campo artístico e político, comportamental e social.

A musica com seu discurso de amor, se mantém atual e particularmente atuante em nossos dias, 45 anos depois, como não regravá-la e por que não o fazer juntando integrantes de três gerações da família Gil? Pois é exatamente o que se deu agora, numa oportunidade surgida pelo convite para compor a trilha do filme Álbum em Família, de Daniel Belmonte, inspirado na peça homônima de Nelson Rodrigues.

A gravação reúne os membros de uma das maiores dinastias musicais brasileiras num registro que destaca um dueto de Gil com ninguém menos que Preta,  mais os filhos Bem (com uns belos acordes na seção instrumental do meio do arranjo) na guitarra e José na bateria e na percussão e o neto João no baixo.

 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -