- Publicidade -

“Parece loucura mas há método – A Dois” faz nova temporada on-line

Publicado em:

A natureza dialética do teatro shakespeariano ganha os palcos virtuais.

Parece loucura mas há método
Frame

“Parece loucura mas há método” esteve em cartaz durante seis meses em 2020,  a peça que foi assistida por mais de sete mil pessoas, ganha uma instigante e mais desafiadora continuação, a partir de 4 de setembro.

“Parece loucura mas há método – A Dois” é um espetáculo independente e original e, ao mesmo tempo, um aprofundamento na pesquisa feita pela companhia Armazém Companhia de Teatro como resposta aos tempos de pandemia. Aliás, o título do espetáculo faz referência a uma fala do personagem Polônio, na Cena II do Ato II de Hamlet: “Embora seja loucura, há nela certo método.”

Num tablado digital, quatro duplas de personagens shakespearianas (Cássio e Brutus; Tróilo e Cressida; Ângelo e Isabela; Hal e Falstaff) se enfrentam num jogo de possibilidades dramáticas, sendo tudo conduzido pelas intervenções de um Mestre de Cerimônias.

A partir de cenas emblemáticas das peças Júlio César, Tróilo e Cressida, Medida por Medida e Henrique IV, o público é convidado a decidir, por meio de uma enquete virtual, que personagens querem continuar acompanhando. Os personagens se apresentam em diálogos, em duelos de dupla contra dupla. Ou seja, a peça começa com 8 personagens, quatro saem vencedores e, novamente se enfrentam em duplas. Os dois personagens escolhidos pelo público são os vencedores do dia. É teatro de jogo, que tira o espectador de uma posição passiva e o coloca no centro da decisão.

No elenco estão Bruno Lourenço, Charles Fricks, Isabel Pacheco, Jopa Moraes, Kelzy Ecard, Liliana de Castro, Ricardo Martins, Patrícia Selonk, Simone Mazzer e Vilma Melo. A música é de Ricco Viana e o roteiro é de Jopa Moraes e Paulo de Moraes.

“A empatia da plateia com cada narrativa desenha o esqueleto do nosso espetáculo, que é sempre um jogo diferente a cada dia. Além da participação ativa do público, o grande diferencial de “Parece loucura mas há método – A Dois” é que os atores e atrizes não têm personagens definidos. A distribuição dos personagens é sorteada à vista da plateia, no início da representação”, comenta o diretor Paulo de Moraes.

Em 2020, quando a Armazém montou “Parece Loucura Mas Há Método” o que estava em foco era o modo primoroso com que Shakespeare cria pessoas a partir de palavras. As personagens de Shakespeare, livres artistas de si mesmos, expunham a vastidão de suas personalidades na forma de solilóquios e monólogos e se enfrentavam em embates um a um. A individualidade dos personagens era o combustível do nosso jogo. Agora, nesse novo espetáculo, entra em cena a natureza profundamente dialética do teatro shakespeariano.

“Shakespeare é o mundo. São personagens muito diversos, com visões sobre a vida muito diferentes entre si. Mas nessa montagem, o grande desafio dos atores e atrizes é se deixar ser surpreendido e trocar de personagem e também de parceiro de cena a cada representação, o que cria uma infinidade de possibilidades e pede, certamente, uma concentração muito grande deles para se entregarem ao jogo a partir de perspectivas tão distintas”, conclui Moraes.

Serviço
sábados e domingos, às 20h. De 4 de setembro até 26 de setembro.
Ingressos pela Sympla
O espetáculo é assistido online, pelo Zoom.
Valor do ingresso: O público escolhe o valor que desejar pagar, de R$ 10 a R$ 200.
Duração: 70 minutos
Classificação: 12 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -