- Publicidade -

12ª edição do Cinefantasy acontece de 09 a 19 de setembro

Publicado em:

Considerado o mais importante festival de cinema fantástico do Brasil e entre os maiores da América Latina, o Cinefantasy chega à sua 12ª edição com um total de 119 filmes de 34 países. O evento acontece de 09 a 19 de setembro, de forma híbrida, na plataforma Innsaei.TV , além de sessões presenciais em Fortaleza, no Ceará (Cineteatro São Luiz), com toda programação gratuita.

A grande homenageada desta edição é a atriz e diretora Helena Ignez, ícone total do cinema nacional, que recebeu o prêmio de público na 9ª edição do Cinefantasy, com a obra Fakir. O festival celebra a carreira da atriz, protagonista de obras icônicas, como O Bandido da Luz Vermelha, Copacabana mon Amour, entre outros.

A Mostra de longas de ficção conta com um total de 16 títulos, de países como Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, El Salvador, Espanha, Etiópia, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Reino Unido, Rússia e Tailândia, sendo 15 produções e coproduções inéditas no Brasil e na América Latina.

A Mostra Documentários traz nove longas de países como Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, França, Brasil e Índia, a maioria inéditos no Brasil. Entre eles: Kalpavigyan: Uma Jornada Especulativa, de Arunava Gangopadhyay, primeiro documentário sobre a história de Bangla Kalpavigyan e sobre a ficção científica indiana. A curadoria é da jornalista e documentarista Flávia Guerra.

Já a Mostra de Curtas conta com um total de 86 títulos, de 22 países selecionados para as 13 mostras competitivas, divididas pelos temas: Horror, Ficção Científica, Fantasteen, Fantasia, Estudante, Brasil Fantástico, Amador, Pequenos Fantásticos, Espanha Fantástica e Animação, além do pioneirismo mundial do gênero fantástico nas mostras Mulheres Fantásticas, Fantástica Diversidade e Fantastic Black Power. Além disso, a América Latina também ganha grande destaque entre os curtas selecionados, com um total de 44 títulos, entre eles, 36 são curtas nacionais.

Aliás, pela primeira vez, a curadoria de um festival fantástico é composto somente por mulheres. A lista conta com quinze nomes, entre eles Flávia Guerra (Longas de Documentário), Graciela Guarani (Brasil Fantástico), Julia Katharine (Espanha Fantástica),e Monica Trigo (Longas de Ficção).

Segundo Monica Trigo, diretora do festival, “O cinema fantástico é, certamente, um gênero com potencial criativo que permite viagens por territórios desconhecidos e inéditos, exercícios de imaginação, mas que também apresenta pautas atuais e necessárias, por isso, iniciamos a produção do festival trazendo o tema espinhoso do “Assédio no Cinema” para o centro dos nossos debates. Mas no meio do caminho, o grupo Talibã voltou ao poder no Afeganistão e lançamos nosso olhar para as meninas e mulheres que podem perder seus direitos à educação, ao trabalho, à liberdade de circulação e à vida. Deixamos aqui o nosso grito pela segurança e contra todas as formas de discriminação e abuso. Nós não vamos nos silenciar sobre as violências. É também o nosso papel”, explica.

O 12º Cinefantasy apresenta uma série de debates e workshops durante o evento. São eles, Workshop Roteiro Cinematográfico para curtas-metragens, coordenado por Carissa Vieira (inscrições aqui), Workshop de Processo Criativo “Elas Estão Comigo”, com Daniela Távora (inscrições aqui), Workshop “Afrofuturismo: Novas Narrativas”, com Karolina Desireé (inscrições aqui), o debate “Assédio no Cinema – Vamos Discutir?”, com Helena Ignez, Rosana Alcantara e Simone Matos e mediação de Flavia Guerra (inscrições aqui), e o debate “Mulheres no Cinema + Representatividade”, com Sinai Sganzerla, Kátia Coelho e Cristina Amaral e mediação de Julia Katharine (inscrições aqui).

A programação do festival também conta com a exposição “Elas Estão Comigo”, de Daniela Távora, que acontecera on-line, no site oficial do festival, de 01 de setembro a 01 de dezembro.

Com a participação de artistas convidadas, Vanessa Gil, Gisele Ramires, Virgínia Di Lauro, Neide da Cunha Pinto, Ambrosina Daguerre, a exposição traz uma série de obras produzidas em várias mídias tais como texto, vídeo, desenho e áudio sobre relações artísticas e influências que mulheres exercem nas trajetórias umas das outras. A exposição é composta por desenhos construídos a partir de alegorias dedicadas a cada uma.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -