- Publicidade -

“Meus Cabelos de Baobá” apresenta a força do feminino

Publicado em:

Meus Cabelos de Baobá“Meus Cabelos de Baobá” apresenta a força do feminino onde os movimentos e os gestos, auxiliam na narrativa e na estética da encenação, por meio de uma estética negra.O espetáculo valoriza a identidade negra feminina sua força e conexão com a ancestralidade de se reinventar.

O espetáculo “Meus Cabelos de Baobá”, se desenvolve em torno de diálogos e trilha musical tocada e cantada ao vivo, da Rainha Dandaluanda com a árvore milenar de origem africana, o Baobá. A árvore, Baobá, ensina a rainha os valores africanos e desperta sua autoestima: primeiro, como menina; em seguida, como mulher e, finalmente, como rainha, consciente de sua beleza singular, de sua força ancestral e identidade negra.

Um dos objetivos que, certamente, desencadeou a proposta desse trabalho foi a reflexão de como as mulheres negras mesmo diante de situações de amedrontamento, tiram das visceral do feminino a capacidade de reinventar-se através dos tempos. Aliás, a conexão com a ancestralidade ora potencializa, ora determina a evolução do feminino fazendo saltar força e grito em um só movimento da senhora da vida, fêmea, mulher, rainha.

“Podemos notar que no cenário cultural brasileiro os padrões e valores eurocêntricos dominam a cena. A carência de uma estética negra, neste campo, ainda é uma ação recorrente. Trata-se de um conjunto de engrenagens que silencia de modo subliminar as mulheres, principalmente as mulheres negras”, afirma Fernanda Dias.

Inspirado em argumentos de Simone Ricco e textos da autora Conceição Evaristo, o objetivo deste espetáculo é além de trazer para a cena teatral uma estética que atravessa a diáspora negra, como essa diáspora, influencia a capacidade das mulheres se reinventarem através dos tempos e como essas estética pode ser reveladoras a ponto de fazer com o que o não dito venha à tona. Deste modo, a narrativa apresentada traz ao espectador a possibilidade de perceber o que está por trás do que vê.

Serviço:
22/10 (sexta) – 20h – Teatro Firjan SESI D. Caxias -Rua Artur Neiva, 100 – Bairro 25 de Agosto | Duque de Caxias
23/10 (sábado) – 20h – Teatro Firjan SESI Jacarepaguá -Av. Geremário Dantas, 940 – Freguesia / Jacarepaguá
Ingressos pelo site da Sympla
Classificação: 12 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -