- Publicidade -

Theatro Municipal RJ homenageia bailarina Cecília Kerche

Publicado em:

TMRJ homenageia a primeira bailarina que representou o nosso Theatro e o Brasil inteiro.

Cecília Kerche
Acervo Cedoc TMRJ

Se uma russa atravessou os mares (Tatiana Leskova) e trouxe para o continente americano o ballet “O Lago dos Cisnes” em quatro atos, uma bailarina brasileira realizou o caminho inverso dançando o ballet completo na terra de seus criadores. Foram três temporadas memoráveis: A primeira em 1989 nos teatros de Tashkent, Odessa e Novosibirsky, a segunda em 1994 em Bashkiria (Urais) – a terra natal de Rudolf Nureyev – e a terceira em 2005 quando Cecília Kerche, bailarina brasileira foi convidada por Natalia Makarova para estrelar sua primeira produção na Rússia – no Festival Diaghilev em Perm.

“Além da Rússia, Cecília Kerche ainda dançou este ballet em Cuba, Inglaterra, Argentina, Coreia do Sul, Chile e no Brasil”, destaca Paulo Melgaço, professor e pesquisador da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, a mais antiga instituição de dança clássica do país. Aliás, ele é autor do e-book em formato de exposição virtual: “Do Theatro Municipal para o mundo – Cecília Kerche”, uma bailarina made in brazil.

A ideia de contar através de um livro a trajetória da primeira bailarina começou com Hélio Bejani, diretor da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO) e regente interino do Corpo de Baile do TMRJ, “Assim que recebi a informação de que nossa primeira bailarina Cecília Kerche estaria encerrando definitivamente suas atividades institucionais dentro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, como atual regente do ballet do Theatro Municipal, não pude deixar esse momento se concretizar apenas como uma simples ação administrativa. O legado deixado por Cecília enquanto um dos maiores nomes da dança, tanto no cenário nacional quanto internacional, é de extrema importância”.

Para nossa memória cultural e a elaboração desse e-book é um primeiro movimento que solicitei o professor Paulo Melgaço fará para manter viva essa memória, não permitindo que acontecimentos como esse continuem passando desapercebidos, sem a devida importância.

“Foi através de muita dedicação e comprometimento com sua arte que Cecília se tornou uma representação ímpar do nosso ballet e gratidão é o sentimento que pode descrever da melhor forma este momento. É um ciclo que se encerra dentro de uma carreira brilhante que certamente seguirá através de sua experiência e conhecimento inspirando novos talentos dentro do próprio Theatro Municipal e pelo mundo a fora”, reconhece Hélio Bejani.

A arte de dançar exige esforço, perseverança, dedicação, aptidão e muita disciplina. Para contar a trajetória de Cecília Kerche, o TMRJ faz uma homenagem à primeira bailarina que tanto representou o nosso Theatro e o Brasil inteiro, nos quatro continentes do mundo. Reconhecida internacionalmente, Cecília dividiu o palco com os maiores bailarinos do mundo como Fernando Bujones, Maximiliano Guerra, Igor Zelenskie e Carlos Acosta.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -