- Publicidade -

“ZAQUIM” reúne dança, música e teatro

Publicado em:

ZAQUIM
Foto: Renato Magolin

“ “ZAQUIM” não tem história linear, é um sentimento, uma intenção, um desejo”, conta Aniela Jordan, produtora e idealizadora do musical. O espetáculo nasce do desejo de falar com as crianças de todas as idades, aliás, com a criança que existe em cada jovem e adulto, nasce o musical “ZAQUIM”.

A produtora Aventura apresenta um espetáculo totalmente brasileiro e com canções originais. “As músicas do espetáculo foram criadas a partir de estímulos coletivos, de questões que foram surgindo na sala de ensaio. ZAQUIM tem caráter de show. A linguagem musical foi estabelecida a partir da criação coletiva, desde a oficina para a escolha do elenco”, elucida Felipe Habib.

O musical reúne, surpreendentemente, dança, música e teatro, em temporada no Teatro Prudential, de 08 a 31 de outubro, sábados e domingos, às 16hrs. Aliás, no Dia das Crianças, 12/10, e no Dia dos Professores, 15/10, haverá sessão extra.

No palco, 6 atores que também são músicos levam diversidade e pluralidade no elenco. A peça aborda assuntos importantes de forma poética, divertida, contemporânea, sempre com o olhar da criança, sem conceitos e preconceitos. “ZAQUIM reconhece o outro em mim, sabendo que o outro é o outro e que somos singulares e diversos. A peça tem um roteiro musical alinhado com o texto”, especifica Duda Maia, que completa 40 anos de carreira artística.

A sociedade mudou, as composições familiares também, hoje temos famílias com dois pais, duas mães e outros, porém as crianças olham e agem com naturalidade, sem preconceitos, isso é “ZAQUIM”. “Com intuito de causa impacto social e emocional, o musical leva ao palco responsabilidade social com conceito e conteúdo. Em função disso, e principalmente ao respeito à infância e juventude, criamos a Cia TRUPE ZAQUIM, que trabalhará poesia, educação, música, arte, dramaturgia, delicadeza, e principalmente deferência às crianças. A cia. terá como sede o Teatro Prudential”, destaca Aniela.

O título é a mistura de dois nomes: ZAZU e JOAQUIM. Zazu é neto de Aniela Jordan e filho de Gabriel Pardal. Joaquim é filho de Felipe Habib e Marina Palha. Os meninos que inspiram a peça nasceram no mesmo dia – 01/06/2017-, na mesma maternidade e com a mesma médica. ZAQUIM conta com quatro idealizadores:  Aniela Jordan – produtora e diretora artística da Aventura; Gabriel Pardal – dramaturgo; Marina Palha – atriz; Felipe Habib – diretor musical. “Meu neto Zazu de 4 anos tem informações que eu somente tive quando adolescente, rs. A internet é o mundo. Os pequenos mexem nas telas e nos celulares com habilidade. As crianças deste século nascem com a tecnologia inovada a cada dia”, relata Aniela.

“Começamos a desenvolver o projeto antes da pandemia. Durante mais de um ano fizemos várias reuniões virtuais. ZAQUIM é criação coletiva nossa, da Duda, dos atores e de todos envolvidos artisticamente no espetáculo”, fala Felipe Habib. “ZAQUIM é como um sentimento sem nome, mas também pode ser uma brincadeira das letras e das palavras”, detalha Marina Palha. “Cada profissional no ZAQUIM é um membro criativo do projeto. O processo é coletivo, com improvisos. O texto é mais uma etapa e respeita o tempo da canção, o olhar e o que é falado. A dramaturgia pode ser um movimento ou a música”, revela Gabriel Pardal. “ZAQUIM é um novo jeito de olhar para espetáculos infantis. O conceito fundamental é respeitar a inteligência e sensibilidade da criança. Em função disso, os adultos também se identificarão com o musical”, conceitualiza Jordan.

“Construir e assistir a espetáculos contados por pessoas negras é, certamente, um passo muito importante para a educação antirracista. “ZAQUIM” assume o assunto das infâncias pretas, das crianças que normalmente não se veem nesse tipo de espetáculo. As crianças pretas precisam se enxergar representadas para que a realidade futura seja diferente. Precisamos ver imagens positivas da gente para traçarmos planos e sonhos realizáveis. A peça passa por um lugar educativo e de direitos”, explicita a diretora assistente Luiza Loroza.

O cenário é uma grande caixa onde tudo acontece – em cima, em volta, dentro e fora dela. Um palco/casa dentro do palco do teatro e o elenco se apresenta e explora todas as possibilidades desse espaço. É como uma grande tela em branco, onde a imaginação é livre e a luz funciona como a tinta que colore essa tela.

    Como o cenário e os figurinos são todos brancos, a luz fará um mergulho sensorial, através da variação cromática e imagética. “É importante notar que “ZAQUIM” não tem exatamente uma história convencional e que a luz entra mais como composição de atmosferas e sensações do que como um apoio dramatúrgico”, finaliza o iluminador Renato Machado.

SERVIÇO
Local: Teatro Prudential (Rua do Russel, 804, Glória)
Dia: 9 de outubro a 15 de novembro, sábados e domingos
Sessões extras:
Dia das Crianças, 12 de outubro, terça-feira
Dia do Professor, 15 de outubro, sexta-feira
Escolas públicas: 8, 13, 14 e 29 de outubro
Horário: 16hrs
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos
Ingressos: www.sympla.com.br/teatroprudential

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -