- Publicidade -

Pixinguinha é homenageado com exposição no MIS

Publicado em:

O público carioca e fluminense terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse gênio da música brasileira chamado Alfredo da Rocha Vianna Filho, mais conhecido como Pixinguinha, a partir do dia 5 de novembro, no MIS da Lapa.

PixinguinhaA exposição é, certamente, um convite para mergulhar no universo artístico e pessoal do excepcional compositor, instrumentista, maestro e arranjador, através de itens como fotografias, documentos pessoais, publicações biográficas, partituras, folders de eventos, além da porta interativa, que permitirá ao visitante ouvir o depoimento de Pixinguinha.

No setor sonoro, um rico acervo com muitos discos lançados ao longo da carreira e intérpretes de sua obra magistral. Já na biblioteca, exemplares de biografias de Pixinguinha. Aliás, no setor institucional, há o registro de seu depoimento e folhetos de eventos que rememoraram o centenário do artista. Além da gravação do Depoimento para a Posteridade concedido no ano de 1966, e que resultou em algumas publicações, dentre elas as “Vozes Desassombradas no Museu”.

Além disso, a exposição “Pixinguinha eterno, carinhoso mestre” terá também um evento externo com a inauguração da iluminação especial da arte em grafite do Pixinguinha, feita pelo artista Cazé. Um painel com 10 metros de altura na lateral do Museu da Imagem e do Som e que poderá ser visto também à noite com a nova iluminação, de diferentes pontos da Lapa.

“Pixinguinha está, certamente, muito bem documentado em nosso acervo, com cerca de 3.500 itens relacionados ao mestre. Ele foi um dos primeiros artistas a participar da Série “Depoimentos para a Posteridade”, gravando a sua história no dia 6 de outubro de 1966, e que hoje, passados 55 anos, permanece como documento inigualável que nos emociona pela sua simplicidade e genialidade”, afirmou o presidente do MIS, Cesar Miranda Ribeiro.

No Museu da Imagem e do Som, Pixinguinha não possui uma coleção própria, mas está presente em quase todas as coleções existentes na instituição, são mais de 800 partituras, inúmeras fotografias do artista sozinho, acompanhado de músicos e personalidades do rádio.

 SERVIÇO:
“Pixinguinha eterno, carinhoso mestre”
Local: Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (Rua Visconde de Maranguape n° 15, Lapa)
Data: De 5 de novembro a 30 de dezembro de 2021
Horário: De terça a sexta, das 11:00 às 17h
Entrada Gratuita

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -