- Publicidade -

“CÂMBIO” está de volta em versão on-line, no YouTube

Publicado em:

CÂMBIO
Foto: Paul Sixta

Com curadoria e produção de Cesar Augusto e Jonas Klabin, o projeto “CÂMBIO” está de volta em sua versão on-line, com a exibição de dois projetos inéditos: o documentário “La Codista.doc” (sobre a peça “La Codista_BR”) e a performance de dança “Round Midnight/Hora Zero”, ambos exibidos gratuitamente no YouTube.

As obras, certamente, reafirmam a proposta do “CÂMBIO” de promover a troca e a parceria entre artistas, sendo dessa vez entre criadores brasileiros e holandeses. O projeto “CÂMBIO” tem apoio institucional do Consulado da Holanda no Rio de Janeiro.

No ar a partir de 2 de dezembro, o documentário inédito “La Codista.doc” mostra o processo de criação da peça “La Codista”, da dramaturga holandesa Marleen Scholten, atriz e cofundadora do coletivo Wunderbaum.

Na adaptação brasileira do texto batizada como “La Codista_BR”, o solo traz a atriz Monique Vaillé em mais de 70 horas de trabalho em 38 encontros sintetizados no documentário, que apresenta os desafios encontrados pela equipe, formada por nove artistas, incluindo a autora, que reside na Itália. O documentário ficará disponível para visualização por uma semana, até 9 de dezembro.

Na peça “La Codista_BR”, uma mulher desempregada decide criar uma profissão: ficar na fila para outras pessoas, um trabalho ao qual ela dá o nome de codista. Apesar de aparentemente simples, o trabalho oferece mil possibilidades, já que as filas e as pessoas são diferentes o tempo todo.

Em paralelo à exibição do documentário pelo projeto “CÂMBIO”, o espetáculo terá uma apresentação gratuita on-line e ao vivo pelo canal do Sesc Pinheiros no dia 3 de dezembro, às 19h. Para assistir à peça “La Codista_BR”, é só acessar os links disponibilizados nos sites: SESC SP/Pinheiros (www.sescsp.org.br) ou CÂMBIO (www.câmbio.art.br).

Em 10 de dezembro, o “CÂMBIO” lança a performance de dança on-line inédita “Round Midnight/Hora Zero” – um intercâmbio artístico entre os coreógrafos Arno Schuitemaker, holandês, e Cristina Moura, brasileira. Inspirados e filmados pelas cidades onde cada um mora (Amsterdã e Rio de Janeiro), aliás, os solos foram dirigidos de forma totalmente remota.

Da Holanda, Arno dirigiu o Domenico Salvatore, bailarino da Marcia Milhazes Companhia de Dança, com filmagens que começaram em um apartamento e seguiram para a praia. Já o ator e clown holandês Goos Meeuwsen foi dirigido por Cristina Moura, do Brasil, em três locais da capital holandesa: uma casa antiga e meio abandonada que fazia parte de uma igreja, ruas movimentadas no centro e às margens do rio IJ, na parte norte da cidade. A performance ficará disponível online por duas semanas.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -