- Publicidade -

Edusp lança “Obra Incompleta”, de Oswald de Andrade

Publicado em:

Obra IncompletaA Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) lança o livro “Obra Incompleta”, em dois volumes que trazem as várias faces do trabalho e vida de Oswald de Andrade, com obras conhecidas, manuscritos inéditos e discursos críticos feitos por autores como Gênese Andrade, Maria Augusta Fonseca e Haroldo de Campos, entre outros.

Diferentemente de antologias,  Jorge Schwartz Schwartz apresenta as nuances do trabalho do modernista. Aliás, mesmo a escolha do título é uma referência à incompletude que Oswald via no próprio trabalho. Schwartz conta que, ao terminar a segunda redação de “Serafim Ponte Grande”, o escritor fez uma anotação de que aquela era a versão “provisoriamente definitiva”. Da mesma maneira, uma extensa busca por manuscritos entre especialistas, herdeiros, familiares, colecionadores e instituições culturais mostrou versões diferentes de um mesmo poema. Mais interessante, porém, é a lembrança constante em outros textos que o escritor fazia do desaparecimento do primeiro poema dele, “O último passeio de um tuberculoso, pela cidade, de bonde”.

O que o leitor terá em mãos é a união de três livros, um de poesia, outro de ficção e um terceiro de manifestos, textos de tese e de crítica. As notas de mais de uma dezena de pesquisadores colaboradores revelam como a obra e a personalidade do autor se fundem, com características como aversão à metodologia, desprendimento e espontaneidade, o que faz com que Schwartz o chame de “o mais radical dos modernistas e um revolucionário em caráter permanente”. Trabalho que começou com uma conversa ainda em 1985, entre Schwartz e o também poeta Haroldo de Campos, colaborador de “Obra incompleta”.

Jorge Schwartz é professor titular em Literatura Hispano-Americana da Universidade de São Paulo, com doutorado e livre docência em Teoria Literária e Literatura Comparada, também pela USP. Tem experiência em Literaturas Estrangeiras Modernas, principalmente em temas como Oswald de Andrade, Vanguardas, Modernismo, Oliverio Girondo e Jorge Luis Borges.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -