Livro traça um resumo da trajetória do samba desde o início do século XX.

“Para Ouvir o Samba: Um Século de Sons e Ideias”, de Luís Filipe de Lima, o mais novo livro publicado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte – é um elogiado manual para entender o samba urbano carioca, suas raízes e suas muitas ramificações.

O lançamento da obra está marcado para o dia 17 de março, quinta-feira, a partir das 18h, no Teatro Dulcina, espaço da Fundação, na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro com um pocket show com o autor do livro e o compositor e cantor Pedro Miranda, com entrada franca. Logo após a apresentação musical, Luís Filipe começará a sessão de autógrafos.

Além disso, uma playlist com mais de 300 vídeos, com os mais variados estilos que o samba reúne, pode ser acessada no canal do autor, no YouTube. O programa Arte de Toda Gente, é fruto de uma parceria entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a curadoria de sua Escola de Música.

O compositor e escritor Nei Lopes, que assina o prefácio do “Para Ouvir o Samba: Um Século de Sons e Ideias”, considera a edição “uma espécie de enciclopédia da cultura do samba”. São 320 páginas de análise histórica crítica e dissertativa, mas cheia de histórias; e escrita com a informalidade típica do estilo musical que aborda.

O “segredo” deste caráter plural do samba estaria em sua “mutação permanente”, avalia Haroldo Costa. “É isso, fundamentalmente, que Luís Filipe de Lima demonstra neste livro, ao mesmo tempo que sublinha a importância do gênero no processo de construção da identidade brasileira”, comenta o escritor e produtor cultural, na orelha do livro.

Em 18 capítulos, o autor, violonista profissional, compositor, arranjador, professor e produtor musical traça um resumo da trajetória do samba desde o início do século XX. Além de  também descrever e caracterizar as muitas modalidades dessa manifestação, assinalando nomes que fizeram história.

Serviço
Dia 17 de março de 2021, das 18h às 20h
Ingressos gratuitos, sujeitos à lotação do teatro e disponíveis antecipadamente através da plataforma Sympla
Teatro Dulcina (Rua Alcindo Guanabara, nº17 – Cinelândia)
Tel.: (21) 2240-4879

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here