- Publicidade -

“O Lápis Mais Criativo do Mundo”, Faber Castell apresenta processo criativo de renomados artistas

Publicado em:

Espaço faz uma homenagem ao cantor Toquinho, compositor de “Aquarela”.

A Faber Castell apresenta a exposição “O Lápis mais criativo do mundo”, com instalações e obras de diversos artistas renomados, no Museu da Língua Portuguesa, em SP. Com o intuito de mostrar a importância do processo criativo através dos rascunhos feitos por todos os artistas, antes de qualquer execução de um projeto, a exposição conta com grandes nomes da cena cultural.

O espaço artístico da Faber Castell conta com participação de artistas de vários universos diferentes como moda, arquitetura, quadrinhos, música e cultura Pop como Alexandre Herchcovitch que esboça suas ideias de confecção de roupas por meio de croquis, já  Mauricio de Souza, desenha seus quadrinhos e até mesmo bonecos 3D por meio de testes feito com papel e lápis de grafite.

No espaço “Os Lápis que fizeram história”, os visitantes encontram uma instalação multimídia no formato de livro digital com rascunhos inéditos de grandes invenções mundiais, entre elas: um esboço do 14 Bis de Santos Dumont; o Manuscrito da Missões Folclóricas de Mário de Andrade; e o Orelhão, criado por Chu Ming Silveira entre outras.

"O Lápis Mais Criativo do Mundo"
Crédito: @mdfilme

A mostra conta também com um espaço dedicado a expoentes da comunidade artística. Em Os Lápis Fazendo Arte estão os primeiros rascunhos dos personagens Bidu e Franjinha (da Turma da Mônica), de Mauricio de Sousa, e obras inéditas, criadas a partir de esboços a lápis, das artistas plásticas Regina Silveira, da drag queen amazônica Uýra Sodoma e intervenções multimídia do artista digital VJ Suave.

Aliás, a famosa música “Aquarela” do cantor Toquinho foi popularizada em 1983 por meio do comercial da Faber Castell e claro que não poderia deixar de ser prestigiada na exposição! As folhas com o rascunho original escrito em papel e lápis seguem intactas e disponíveis para o público, além do trabalho de diversos outros artistas brasileiros.

  São cerca de 40 obras criadas apenas com o lápis, além de contar com experiências sensoriais e multimídia, oferecendo assim um ambiente imersivo e conectado à criatividade. Além disso, os visitantes têm acesso a conteúdos inéditos de grandes artistas e personalidades brasileiras, criados a partir de um mesmo ponto de partida: um esboço a lápis.

Entre as obras estão uma escultura de 1,70 m feita de lápis do artista Eduardo Srur; uma Prece da Criatividade, criada pelo Padre Fábio de Melo; e curiosidades como o esboço do 14 Bis do Santos Dumont; os primeiros rascunhos de personagens do Mauricio de Sousa; e o original da Música ‘Aquarela’, de Toquinho.

A exposição, certamente, celebra o poder da criatividade em todo e qualquer território, e destacar a importância que o lápis tem para inspirar grandes obras, inovações, criações e objetos.

Com entrada gratuita, “O Lápis Mais Criativo do Mundo” acontece entre 8 de março e 3 de abril, no Museu da Língua Portuguesa em SP.

Ela Andrade
Ela Andrade
Fashion designer, atua no mercado da moda desde os 15 anos, quando começou na carreira de modelo. Aos 18 anos, se mudou para Ásia e foi lá onde sua paixão e conexão com arte cresceu.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -