- Publicidade -

“Terra em tempos: fotografias do Brasil” discute cultura e história do Brasil

Publicado em:

Exposição não obedece a uma cronologia linear.

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) recebe no mês de março “Terra em tempos: fotografias do Brasil”,  com cerca de 240 fotografias produzidas de 1860 até os dias de hoje. Aliás, a curadoria de Beatriz Lemos estabelece sete eixos temáticos que discutem as construções de identidade, cultura e história do Brasil, a partir do acervo da instituição. Além disso, a exposição inclui uma obra comissionada da artista visual fluminense Aline Motta e uma remontagem de sua instalação Filha natural.

Como pensar o processo de formação de uma identidade nacional? Que elementos compõem um retrato do Brasil? Que mitos e alegorias fundam esta construção e suas múltiplas dimensões identitárias? Quais marcos contemporâneos indicam essa brasilidade? Em camadas de interpretação sobrepostas, “Terra em tempos” se dedica a pensar criticamente a ideia de nação a partir do recorte das coleções do MAM Rio, e a revelar o conjunto de sintomas que nos constitui.

TERRA EM TEMPOSConsiderando as relações entre a história do Brasil e a imagem fotográfica, foram selecionados trabalhos de Alair Gomes, Claudia Andujar, Cristiano Mascaro, Duda Bentes, Élle de Bernardini, Evandro Teixeira, Geraldo de Barros, Iole de Freitas, Joaquim Paiva, Luiza Baldan, Marc Ferrez, Marcel Gautherot, Mario Cravo Neto, Maureen Bisilliat, Miguel Rio Branco, Pierre Verger, Sebastião Salgado, Simone Rodrigues e Walter Firmo, entre outros nomes.

Sem obedecer a uma cronologia linear, os conjuntos fotográficos são apresentados em sete núcleos conceituais: estrutura, poder e natureza; corpo e sujeito; família, afeto e moradia; trabalho e produção; tecnologia, fotografia e acesso; usos do espaço público e festividades; espiritualidade e mistério.

“Em um ano caracterizado pelas efemérides históricas, Terra em tempos: fotografias do Brasil apresenta um território nacional erguido com cenas que se justapõem e se sucedem, construindo narrativas que oferecem leituras e interpretações das imagens”, conclui Beatriz Lemos.

Aliás, marcando o fechamento da exposição, o MAM Rio apresenta uma edição especial de “Estudos Vivos” no programa público e contínuo, que possibilita a difusão de saberes diversos a partir de obras presentes nas mostras em cartaz no MAM. A edição será dividida em dois domingos: uma conversa entre Aline Motta e Juliano Gomes, e uma fala do colecionador Joaquim Paiva.

SERVIÇO:
“Terra em tempos: fotografias do Brasil”
Visitação: 26 de março  a 17 de julho de 2022
MAM Rio (End: av. Infante Dom Henrique, 85
Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -