- Publicidade -

Museu Histórico Nacional completa 100 anos de sua criação, em 2022

Publicado em:

O ano de 2022 marca  Museu Histórico Nacional os 100 anos de sua criação, além disso, em 2022, o museu também marca o bicentenário da Independência do Brasil.

No Dia Internacional de Museus (18 de maio), está programada a abertura da exposição “Rio 1922”, com o intuito de levar o público à cidade do Rio de Janeiro de 100 anos atrás, quando foi criado o Museu Histórico Nacional no âmbito da Exposição Internacional do Centenário da Independência. Resultado de uma curadoria colaborativa, a exposição resgata pinturas, fotografias, objetos, peças de vestuário e mobiliário de época mostrando como se vivia na cidade e os desafios do período.

Com previsão de ficar seis meses em cartaz, a exposição “Rio 1922” se desdobrará em uma nova exposição, que fará a ponte entre os anos de 1922 e 2022. Ainda no marco de seu centenário, está em andamento a reformulação de “Oreretama”, módulo que abre a exposição de longa duração do MHN, dedicado à cultura dos povos originários antes da chegada dos portugueses. A exposição apresentará uma narrativa atualizada, com uma expografia acessível e em diálogo com a sociedade.

Em homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil, será lançado o livro “Histórias do Brasil em 100 objetos”. As peças de acervo do MHN são abordadas, de forma acessível, por pesquisadores e especialistas sob diferentes perspectivas, em uma edição ilustrada e com tiragem de mil exemplares.

Além destas ações, a prorrogação, até 29 de abril, da exposição “Terra à vista e Pé na Lua”, que homenageia os 90 anos de Ziraldo, e o lançamento do catálogo digital da mostra também fazem parte das ações do Plano Anual 2022 já em andamento. Saiba mais!

Em outubro, o público carioca tem um encontro marcado com artistas, educadores e pesquisadores na comemoração do centenário do Museu Histórico Nacional no seminário MHN 2022 que se propõe a uma reflexão plural sobre a trajetória do museu e seu papel na construção das memórias nacionais, tendo em vista também o bicentenário da independência do Brasil.

Referência em produção e difusão de conhecimento, o MHN abre suas portas para o novo por meio do diálogo, escuta ativa e ampliação do acesso aos ‘tesouros’ da história do Brasil que fazem parte de seu acervo. “Queremos celebrar nossa história de portas abertas! Em nosso primeiro centenário, convidamos a sociedade, em sua diversidade e pluralidade de ideias, a pensar e construir conosco os rumos dos próximos 100 anos do museu, a partir das suas próprias histórias”, reafirma Fernanda Castro, diretora Substituta do Museu Histórico Nacional.

Na quarta (12 de outubro), feriado nacional, acontecem as atividades culturais do seminário; e nos dias 13 e 14 de outubro, as mesas de debate – com entrada franca. A programação do dia 12/10 está dividida em três eixos: escuta, conexão e outras histórias, mote das atividades do centenário neste ano, e conta com atividades para diversas faixas etárias. Visitas mediadas, rodas de conversa, oficina para crianças, mostra de curtas-metragens, exposição fotográfica, lançamento de livro, shows musicais e, claro, bolo de aniversário estão na programação – confira box.

Na quinta e sexta-feira (13 e 14/10) é a vez das quarto mesas de debate programadas, além de uma atividade cultural em cada dia. A proposta é realizar, em conjunto com o público, artistas e estudiosos, a construção de narrativas contemporâneas relacionadas à história, memória e patrimônio.

A abertura do diálogo com a historiografia especializada e as memórias de diferentes comunidades e grupos sociais que, ainda, têm pouco ou nenhum espaço de representação nas histórias contadas por seu acervo, marcam os debates dos dois dias.

  “Com o Plano Anual 2022, o Museu Histórico Nacional realizará atividades de grande relevância no ano em que completa 100 anos, reafirmando assim seu protagonismo no campo dos museus brasileiros”, aponta a historiadora Aline Montenegro, diretora substituta do MHN.

“O Instituto Cultural Vale estará, uma vez mais, apoiando as ações do MHN em um ano especial, com a celebração do seu centenário e as comemorações do bicentenário da independência do Brasil”, afirma Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale. “Para nós, é especialmente significativo celebrar estes marcos, que aproximam os diversos públicos da nossa história e tornam a experiência de conviver e aprender em um museu ainda mais prazerosa”.

O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora S/N – Centro.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -