- Publicidade -

O Pai da Rita tem inspiração em musica de Chico Buarque

Publicado em:

O Pai da RitaQuem diria que a musica “A Rita”, de Chico Buarque, pudesse inspirar o enredo de um filme. É nos versos “A Rita levou meu sorriso; No sorriso dela; Meu assunto
Levou junto com ela; E o que me é de direito; Arrancou-me do peito
E tem mais … “, que Joel Zito Araújo volta ao cinema de ficção, em O Pai da Rita.

Ao percorrer a histórias de dois homens completamente diferentes, o cineasta conta a história de amizade entre Pudim e Roque, dois compositores da velha guarda de uma escola de samba.

Enquanto Pudim (Ailton Graça) é um alcoólatra inveterado, Roque (Wilson Rabelo) leva uma vida regrada, partilhando um pequeno apartamento e muita história para contar. Porém, as décadas de amizade serão colocadas à prova com a dúvida da paternidade de Ritinha, filha da grande paixão de ambos, a passista Rita. Os grandes amigos entram em uma guerra gerada por uma dúvida sobre o passado: Quem é o pai da Rita? No meio disso sobra até para Chico Buarque essa possível paternidade.

Com locações no bairro do Bexiga, o filme transita pelos lugares de uma história com tramas bem construídas. Passando pela roda de samba do bairro, o boteco favorito dos sambistas, a missa local, do ponto de prostituição ao apartamento dos protagonistas, o longa percorre memorias de dois veteranos do Samba.

Além disso, a narrativa revela ao espectador, um longa ambientado num cenário politico social atual, onde a economia trouxe crises as escolas de Samba, citada pela prostituta vivida por Elisa Lucinda, que também lamenta a transformação do bairro pela especulação imobiliária, além da representação de Marielle Franco (vereadora carioca brutalmente assassinada em 2018) em meio as locações.

Em O Pai de Rita, Joel Zito Araújo percorre muito mais que histórias, mas sim, memórias de dois músicos boêmios em meio a politica do Brasil. Surpreendentemente, os espaços carregam histórias de homens e as mulheres conscientes politicamente, com um enredo sem muitos conflitos.

O filme chega nas plataformas iTunes, Google, Now, Looke e Vivo Play, no dia 16 de junho.

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -