- Publicidade -

“Nakoada”, exposição sobre estratégias para a arte moderna, chega ao MAM Rio

Publicado em:

O MAM Rio inaugura exposição “Nakoada: estratégias para a arte moderna”, que dialoga com as discussões geradas pelo centenário da Semana de 22.

Com curadoria de Denilson Baniwa e Beatriz Lemos, a exposição propõe novos caminhos para o futuro, reunindo obras modernistas das coleções do MAM, cerâmicas do acervo do Museu do Índio e trabalhos comissionados de Cinthia Marcelle, Mahku (Movimento dos Artistas Huni Kuin), Novíssimo Edgar e Zahy Guajajara, além de um trabalho de Jaider Esbell (1979-2021).

“Nakoada” é uma estratégia de guerra do povo Baniwa da região do Alto Rio Negro para elaborar novas possibilidades de permanência no mundo. Além disso, o conceito orienta a curadoria da exposição que, mais do que propor uma revisão crítica do modernismo, mais também tem o intuito de mostrar pontos de partida alternativos para refletir sobre o que poderia ser uma produção artística que se engaja com alguns dos ideais modernos, mas escapa de suas armadilhas.

“Nakoada é um gesto de retorno. Seria o momento em que as pessoas que foram alvos de ações externas entendem o poder opressor do outro e agora procuram uma possibilidade de retornar à sua própria autonomia”, explica Denilson Baniwa, um dos mais proeminentes artistas da arte indígena contemporânea.

SERVIÇO:
“Nakoada: estratégias para a arte moderna”
Abertura: 9 de julho de 2022
Encerramento: 29 de janeiro de 2023
MAM Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85
Aterro do Flamengo)
Horários:
Quintas e sextas, das 13h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Em diálogo com a exposição, o MAM Rio realiza, no dia 09 de julho, a oficina do jogo da onça. A artista e pesquisadora Mayra Carvalho convida o público para conhecer e experimentar o tradicional jogo indígena, de 10h às 12h e de 14h às 16h. A oficina envolve a criação de tabuleiros para rodadas de jogos em coletivo e faz parte do projeto Zona Aberta.

Zona Aberta é um ateliê móvel que propõe atividades artístico-pedagógicas nas áreas externas do MAM Rio. O projeto visa a integração e a participação de grupos e pessoas que frequentam o Aterro do Flamengo, a partir de diferentes formas de vivenciar, conviver e se apropriar do museu.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -