- Publicidade -

“O Ritmo de Gil”, mostra digital homenageia vida e a obra de Gilberto Gil

Publicado em:

Retrospectiva inédita sobre Gil retrata a vida e obra desse artista símbolo da cultura brasileira.

Para celebrar o aniversário de 80 anos de Gilberto Gil, o Google Arts & Culture, em parceria com o Instituto Gilberto Gil, lança “O Ritmo de Gil”, mostra digital que homenageia a vida e a obra do cantor, compositor e expoente de influentes movimentos culturais brasileiros do último século, entre eles a Tropicália.

Disponível em inglês, português e espanhol, “O Ritmo de Gil”  é a primeira retrospectiva de um artista brasileiro vivo na plataforma global. Com um acervo com mais de 41 mil imagens distribuídas em 140 seções, além de 900 vídeos e gravações históricas que foram cuidadosamente digitalizadas, estão preciosidades como um álbum de 1982, gravado em Nova York, nunca lançado por Gil.

Perdido em sua volta ao Brasil, o material do “disco perdido” foi encontrado durante o processo de curadoria e digitalização dos materiais. Aliás, nesta seção da coleção, é possível ouvir todas as músicas do álbum inédito e conhecer o contexto de sua produção.

O acervo de “O Ritmo de Gil” contém ainda uma rica coleção de itens da trajetória do artista, além disso, desbrava por meio de documentos, fotos e vídeos da carreira, sua influência sobre a cultura brasileira e o cenário musical global.

Em parceria com o Instituto Gilberto Gil, o trabalho de pesquisa e documentação  começaram em 2018. Um dos destaques da mostra é “Todos a bordo: a viagem cultural de Gilberto Gil”, que reúne, em oito momentos, os lugares para onde Gilberto Gil levou a sua arte. Ao som de “Expresso 2222”, será possível embarcar em um passeio ilustrado pelo mundo do artista e descobrir sua vida e legado por meio das ilustrações da artista plástica baiana Raiana Britto, criadas especialmente para essa retrospectiva.

“Fico muito feliz que, com essa coleção do Google Arts & Culture, pessoas do mundo todo, especialmente os mais jovens, podem ter acesso universal a um conteúdo tão vasto sobre toda minha trajetória”, afirma Gilberto Gil.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -