- Publicidade -

Ocupação fotográfica de Marilou Winograd no Centro Cultural Correios 

Publicado em:

 Objeto de uma pesquisa realizada aos longo de 18 meses, “Janelas Indiscretas, eu vejo o que você vê?”, individual de Marilou Winograd, teve início no isolamento decorrente da pandemia. Recolhida como todo mundo, com seu universo visual reduzido, a geometria das janelas e a nova geometria dançante que se estabelecia ao anoitecer, com os pequenos pontos de luz piscando na escuridão, aguçaram o olhar da artista que, agora, abre sua mais exposição.

Sob curadoria de Alexandre Murucci, a ocupação fotográfica é produzida por Carlos Bertão e Alê Teixeira. Em sua crônica de um tempo difícil, Marilou parte de fotos de ambiência hooperniana, onde ausências se transformam em personagens, até chegar em imagens difusas, experimentais, comodamente situadas na tradição fotográfica brasileira, de artistas como José Oiticica Filho e Geraldo de Barros.

Marilou“Numa Copacabana certamente desértica, silenciosa e triste, o apelo do surgir de cada farol aceso aquecia minha solidão à procura de alguma vida pulsando, nas sombras e silhuetas sugeridas. Assim, comecei a fotografar todas as noites em diversos horários pequenos universos de calor e energia”, conta Marilou Winograd.

 Segundo Alexandre Murucci, a obra de Marilou Winograd sempre foi pautada por atmosferas e memórias. Mesmo quando a subjetividade de sua composição formal se impõe, há um claro “psicologismo” sobre nossa recepção da realidade que propõe. Trabalhando com fotografias e a expansão de suas faturas em objetos e instalações em grande parte do corpo de sua produção, a artista mantém um rigoroso vocabulário plástico, ao mesmo tempo, suave e vigoroso.  Nessa exposição, Marilou nos traz um compêndio visual que mapeou sentimentos comuns à maioria das pessoas, neste período incomum do que foi a vida.

 Num clássico da cinematografia universal Janela Indiscreta, de meados do século XX, o personagem principal, vivido por Jimmy Stewart, seguia na observação solitária, preso na incomunicabilidade de sua vida, refletindo a ansiedade e desconexão de nossos tempos, que já se estruturava no horizonte, com a difusão da TV e que hoje, potencializada pela vida digital, tornou-se o padrão de nossas relações. Aquilo que o sociólogo David Riesman chamou apropriadamente de “a multidão solitária”, pois já em seu livro de 1950, deferiu que a sociedade contemporânea tinha sido atomizada e cada vez mais seria caracterizada por pessoas vivendo entre si, mas à parte umas das outras. Porém, diferente da observação fria da trama policialesca do filme, o olhar da artista é empático e solidário.

Serviço:
“Janelas Indiscretas, eu vejo o que você vê?”
Visitação: de 14 de junho a 23 de julho de 2022
Centro Cultural Correios RJ ( Rua Visconde de Itaboraí, 20)
Horário: de terça a sábado, das 12h às 19h
Entrada gratuita

A Finissage terá performances de Aleteia Daneluz, Alexandre Lambert, Cris Cabus, Eduardo Mariz, Maria Clara Contrucci e Yolanda Freyre que irão contextualizar, através de suas performances, o tema “Janelas Indiscretas eu vejo o que você vê?” , no dia 23, sábado, às 16h.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -