- Publicidade -

“Plantando Poesia”: Derlon mergulha em residência no Sertão do Pajeú

Publicado em:

DerlonO artista visual Derlon lança livro com poetas em homenagem às famílias produtoras de algodão do Nordeste.

 Há nove anos, o artista visual Derlon dedicou sua obra a uma residência artística no sertão do Ceará, em áreas de cotonicultura na comunidade de Riacho do Meio. Em homenagem às famílias locais, Derlon pintou as paredes da região e teve essas obras transformadas em lambe-lambes (cartazes artísticos), espalhados por diferentes cidades Brasil afora. Agora, o artista mergulha em uma nova residência no Sertão do Pajeú com cinco renomados poetas do Sertão do Pajeú.

A residência no Ceará se desdobrou em projetos que passaram por Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Paris. O novo projeto é uma continuação desse período, mais de nove anos depois, seguindo o mesmo norte.

Coordenado pela marca VERT, que compra algodão da região há mais de 15 anos, e em parceria com a ONG Diaconia que acompanha as famílias agricultoras, esse trabalho, através da arte da poesia, busca homenagear a convivência das comunidades com o Semiárido.

Sob a curadoria de Derlon, os poetas Alexandre Morais, Elenilda Amaral, Islan, Isabelly Moreira e Zé Adalberto trazem na escrita imersiva a história de vida dos agricultores e agricultoras do sertão nordestino. Várias temáticas foram exploradas, desde o papel fundamental da mulher até a importância da educação, ou do respeito à natureza.

O resultado está em um livro original de poesias, com textos e desenhos criados especialmente durante a vivência no Pajeú. Dessa forma, o livro registra a troca de experiências entre os artistas, e o convívio com os agricultores.

 O livro, produzido pela Editora Impressões de Minas, será lançado ao público, dia 14 de junho, em Recife, no Museu Cais do Sertão.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -