- Publicidade -

Shopping Nova América recebe exposição imersiva sobre a região amazônica

Publicado em:

região amazônicaInédita e com visitação gratuita, o Shopping Nova América recebe a exposição imersiva e “Amazônia: e eu com isso?”, com o  intuito de mostrar aos visitantes a conhecer a região amazônica com mais profundidade, além de entender a importância da floresta, seu potencial de desenvolvimento econômico e de regulação climática para o Brasil e o mundo.

A exposição provoca reflexões sobre a necessidade urgente de preservação da região amazônica e exibe perspectivas de futuro, desde as cidades que a compõem, e a necessidade de cuidá-la, além de seu papel de equilíbrio em função do aquecimento global. A Amazônia é essencial para a segurança alimentar, hídrica e energética de todo o país e os efeitos do desmatamento no bioma são sentidos não só na região, mas em todas as cidades brasileiras.

O percurso é dividido em três seções: Amazônia de Pé, Desmatamento e Casas. No primeiro deles, os visitantes ganharão óculos de realidade virtual, para simular um passeio imersivo pela Amazônia, acomodados em um barco típico. Uma minipiscina de bolinhas simula a floresta e rios e as crianças podem brincar à vontade. Os rios amazônicos também serão representados em um piso espelhado, enquanto um painel imantado convida adultos e crianças a entender um pouco mais sobre a biodiversidade da região.

A segunda parte, batizada de Desmatamento, abre os olhos dos frequentadores para o processo de desertificação da Amazônia e os riscos que todo o planeta corre como consequência.

No segundo espaço, os visitantes poderão ver árvores secas que representam o desmatamento e o impacto nas cidades e vidas, de forma geral e, em especial, para os habitantes locais. Além de uma série de informações relacionadas à Amazônia e as oportunidades em setores como o de alimentos, energéticos, medicinais, têxteis, entre outros.

O terceiro ambiente simulará uma casa, onde será possível observar os potenciais eventos relacionados à segurança alimentar, hídrica e energética no futuro, caso o desmatamento da Amazônia leve a floresta a um ponto sem retorno. Nesse caso, não havendo mais a cobertura de vegetação suficiente para manter o equilíbrio da vida, há sério desequilíbrio ambiental e climático.

Por fim, o trecho final simula uma casa em que é possível observar os potenciais eventos relacionados à segurança alimentar, hídrica e energética no futuro, caso o desmatamento da Amazônia leve a floresta a um ponto sem retorno e possibilidade de melhoria.

Na saída, os participantes poderão deixar uma mensagem em árvores, colorindo a exposição com bilhetes de esperança. Além disso, um mural reúne sugestões de soluções, boas práticas e atividades que as pessoas podem adotar em suas rotinas para diminuir impactos ambientais.

“Amazônia: e eu com isso?” fica no empreendimento no Shopping Nova América  até o dia 30 de julho. Para garantir a visita, os frequentadores precisam se cadastrar no aplicativo do Nova América e resgatar o ingresso, escolhendo a data e o horário de preferência. As visitas serão feitas em grupos de até 65 pessoas, com duração de 30 minutos cada.

  “A região amazônica é um patrimônio importantíssimo para o Brasil e o mundo, com a prestação de serviços indispensáveis, como a regulação climática. Os povos originários e tantos outros subsistem graças às florestas de pé, assim como tantos setores da sociedade. É possível um desenvolvimento econômico e de baixo carbono que ande lado a lado com a proteção da floresta e de sua biodiversidade, trazendo benefícios para todos os brasileiros”, explica Felipe Lobo, cocriador da exposição.

SERVIÇO
Exposição “Amazônia, e eu com isso?” 
Data: 07 a 30 de julho
Local: Praça de eventos Shopping Nova América – 1º piso.

O Shopping Nova Iguaçu recebe a exposição de 08 a 27 de agosto.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -