- Publicidade -

“As Cadeiras”, com Marco Nanini e Camilla Amado, em tela grande

Publicado em:

 Estação Botafogo receberá uma instalação cenográfica criada especialmente para a ocasião.

“As Cadeiras” nasce do desejo profundo de seguir fazendo teatro durante a pandemia, tanto de Marco Nanini, como de Fernando Libonati e Camilla Amado (1938-2021), cujo trabalho acabou sendo o derradeiro ato de uma trajetória intensa dedicada aos palcos.

"As Cadeiras"Com a incerteza de quando seria possível reencontrar o público, Nanini, Camilla, Fernando e a equipe começaram a fazer leituras e ensaios virtuais em 2020 e, com o prolongamento da pandemia, resolveram que apresentariam a obra em dois formatos: ao vivo e gravado. Filmaram o espetáculo no turbulento janeiro de 2021. O espelho entre a ficção e a realidade era inevitável, ao encenar este clássico do Teatro do Absurdo que fala justamente sobre incomunicabilidade, com dois personagens isolados em uma ilha.

O resultado é o “teatro na tela”, em que, através de recursos do audiovisual e um texto universal, a história é contada com o que há de mais precioso no teatro: os intérpretes. Não é teatro filmado, uma vez que tudo foi registrado em um estúdio. No entanto, a essência teatral prevalece nesta obra que nasce marcada pelo diálogo e pela fricção entre o audiovisual e o teatro.

Ambientado em um farol, numa ilha qualquer do planeta, a peça coloca em cena um casal de idosos que espera ansiosamente por seus convidados para, no momento certo, revelar a uma plateia imaginária sua mensagem ao mundo. É quando os dois deixam aflorar alienação, isolamento, solidão, tédio e uma busca desesperada para entender a humanidade.

‘As Cadeiras’ fará a sua estreia oficial no dia 14 de setembro, no Estação Botafogo. Aliás, o  local também recebe uma pequena instalação de videografia, além de dois encontros para falar sobre o processo de criação em tempos de pandemia e o que isso transformou o fazer cultural.

Depois da semana em Botafogo, a obra segue para o Estação Gávea, antes de seguir turnê por outras cidade.

“As Cadeiras” coroa a amizade de Nanini e Camilla, que se inicia na década de 70 e perdura pelas cinco décadas seguintes. A primeira parceria profissional foi em ‘Encontro no Bar’ (1973), seguida pela lendária montagem de ‘As Desgraças de Uma Criança’ (1974). Ao longo dos anos, a relação deles se consolidou para além dos palcos e, desde então, buscavam um texto para voltarem a encenar juntos.

Infelizmente, Camilla faleceu pouco tempo após a conclusão das filmagens. Semanas antes de morrer, ela conseguiu assistir ao resultado do último registro de sua brilhante e irretocável trajetória como atriz.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -