- Publicidade -

Cristo Redentor: Livro sobre o monumento reflete sobre contemplação

Publicado em:

Cristo RedentorDividida em 13 capítulos, a obra “O Cristo Redentor Universal” é fruto de uma parceria entre a PAULUS Editora e a Editora PUC Rio, do Rio de Janeiro (RJ), por ocasião dos 90 anos do Santuário Cristo Redentor, comemorado em 2021. A publicação convida o leitor a contemplar o monumento a partir da mensagem simbólica que ele nos sugere.

O livro reúne artigos de acadêmicos e especialistas, como: Leonardo Agostini Fernandes, Gilvan Leite de Araújo, Heitor Carlos Santos Utrini, Cláudio Vianney Malzoni, Waldecir Gonzaga, Sérgio Albuquerque Damião, Ney de Souza, Antonio Manzatto, Konrad Körner, Francilaide de Queiroz Ronsi, Cesar Augusto Kuzma, Wilma Steagall De Tommaso, Pedro Siqueira. A obra conta ainda com o prefácio do cardeal Orani João Tempesta, O. Cist., Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro e Grão-chanceler da PUC-Rio; apresentação de Padre Omar Raposo de Souza, reitor do Santuário Cristo Redentor; introdução dos organizadores da obra, Pe. Alexandre Carvalho Lima Pinheiro e Diác. André Luiz Rodrigues da Silva e posfácio de Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Inaugurado em 12 de outubro de 1931, o monumento Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do mundo moderno, simboliza muito mais que um ponto turístico. “Verdadeiramente, o Santuário Cristo Redentor é a casa do Senhor, em que irmãos e irmãs se encontram em um ambiente sem fronteiras, sem limites, e se veem rodeados pela criação. Do Corcovado, todos nós observamos o mundo da maneira concreta com que o papa Francisco nos indica, descrevendo-o como Casa Comum no título da carta encíclica Laudato Si’”, afirma Dom Orani Tempesta no prefácio.

De acordo com os organizadores, a estátua possui, em sua história, em seu simbolismo e em sua localização, elementos que ainda não tinham sido abordados pela teologia em caráter sistemático. Por isso, a equipe convidou os autores e autoras a promover uma reflexão mais ampla e inédita sobre a representação. “O Cristo Redentor nos aponta para um caminho de subida, que se concretiza no crescimento de todas as pessoas. Essa viagem é uma peregrinação que nos convida sempre a renovar o desejo de buscar a Deus e de amar o próximo”, reflete Dom Orani.

As temáticas oferecidas na obra pretendem representar a riqueza multidisciplinar de capítulos inspirados nos textos do Antigo e do Novo Testamento, na história, na cristologia, na patrística, na espiritualidade, na escatologia, na ecoteologia, na estética, na arte, e, conclusivamente, em Maria, com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -