- Publicidade -

Galeria Evandro Carneiro reúne obras de Marcos Scorzelli e de seu pai, Roberto Scorzelli

Publicado em:

A Galeria Evandro Carneiro Arte apresenta de 10 de setembro a 7 de outubro a exposição “Botânicas”, que reúne obras em aço de Marcos Scorzelli. Depois do sucesso de público levando 30 mil visitantes na Ópera de Arame, em Curitiba, em maio deste ano, a exposição chega pela primeira vez no Rio de Janeiro.

A coletânea é composta por cerca de 30 esculturas em aço que remetem à flora brasileira. Nela estão representados elementos como o Cacto, a Bracatinga, o Dente-de-leão, pólens, borboletas, sementes aladas e flores diversas.

Além disso, a galeria exibirá, também, a Exposição Roberto Scorzelli, obras em Pochoir, com trabalhos em estêncil do artista Roberto Scorzelli (1938-2012), pai de Marcos. A Exposição Botânicas, de Marcos Scorzelli, evidencia o rigor geométrico e a expansão da natureza inspirando-se em órbitas, círculos sobrepostos e galáxias também presentes na arte de seu pai, Roberto Scorzelli.

A partir da inspiração do movimento constante das sementes aladas, que possuem uma anatomia aerodinâmica que permite que elas voem, caiam ou planem e se afastem mais da planta mãe pelo vento, foi criada a Exposição Botânicas, composta por esculturas geométricas minimalistas com cores saturadas. O artista utiliza chapas de aço e com alguns cortes, dobras e vincos – sem solda ou perda de material – recria a natureza por meio de círculos, triângulos e retângulos, respeitando a proporção áurea. Suas propostas buscam refletir sobre o ciclo perfeito da natureza, o vento, os pássaros, as borboletas que levam o pólen e as sementes para novos jardins e tudo recomeça, como se toda a natureza fosse matemática, cíclica e infinita.

Assim como o universo que se expande, as sementes também repetem a dinâmica permitindo que, a partir dela, sejam originadas novas formas de criação, compondo, então, a flora brasileira.

“A simetria das formas das esculturas em movimento e o vento fizeram parte de todo o meu processo de criação, onde pude sentir o poder do vento na natureza. Queria fazer o aço ficar leve, e ao pensar no dente de leão, pensei no vento e no movimento das sementes aladas. A semente é o começo do ciclo e elas foram se movimentando com o vento. Na minha cabeça ventava muito; eu me lembrei das sementes que rolam com os ventos, como nos filmes de faroeste através da tumbleweed e nos desenhos infantis. Na verdade, é um pedaço inteiro de uma planta do gênero Kali (família das Amaranthaceae) que se desprende da raiz para dispersar suas sementes! O amaranto-do-deserto (Salsola kali) é famoso nos filmes ocidentais.”

Serviço:
Galeria Evandro Carneiro Arte (Rua Marquês de São Vicente, 124 – Shopping Gávea Trade Center). Salas 108 e 109.
De 10 de setembro a 7 de outubro.
Visitação: de segunda a sábado, das 10h às 19h.
Telefone: (21) 2227.6894

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -