- Publicidade -

“O Som e a Fúria – Um Estudo Sobre o Trágico” faz circulação pelas unidades Sesc

Publicado em:

O Som e a Fúria
Foto: Marilia Gurgel

A Definitiva Cia. de Teatro está circulando pelas unidades do Sesc com o espetáculo “O Som e a Fúria – Um Estudo Sobre o Trágico” desde o dia 28 de setembro. Neste mês de outubro, a montagem passará por São João de Meriti (08/10), Niterói (14/10), São Gonçalo (15/10), Barra Mansa (20/10), Nova Iguaçu (22/10) e Campos (28/10).

A peça escrita por Rosyane Trotta e dirigida por Jefferson Almeida apresenta, em um ritmo vertiginoso e repleto de música e sons tribais, fragmentos de um Brasil inquietante que tenta encontrar o seu rumo em meio às maiores urgências sociais e ambientais da história pré-COVID-19.

Em “O Som e a Fúria – Um Estudo Sobre o Trágico”, seis atores revisitam acontecimentos históricos recentes para refletir sobre o conceito do trágico nos dias de hoje e tentar entender como isso ressoa na cena e no mundo pós-moderno e pós-dramático. Para isso, os artistas dão vida a diferentes personagens e situações que espelham os descaminhos e a barbárie contemporânea –um panorama brasileiro em um primeiro momento, mas que acaba por se revelar universal.

“O mundo está na iminência de um fim (metafísico ou concreto) e precisamos olhar para as fotografias desse panorama para tentar entender onde está o ponto nevrálgico da nossa patética falha enquanto partes desse mundo”, afirma Jefferson.

A direção musical de Renato Frazão confere sentido, estranheza e tensão por meio de uma trilha sonora autoral cantada ao vivo pelos próprios atores (em coro ou solos), acompanhados por uma base sonora gravada. Essa mescla de atuação e canto consolida a investigação que a companhia faz desde 2008 sobre a ‘cena-música’, um lugar de criação em que a ação e a música se misturam de maneira indissolúvel, numa escrita cênica em que uma não existe sem a outra.

“A ‘cena-música’ tornou-se o ideal estético da Definitiva Cia. de Teatro. Interessada, em princípio, pelo teatro musical como gênero, o coletivo foi, cada vez mais, se aproximando e se apropriando da pedagogia musical do teatro épico brechtiano. A música, então, foi sendo articulada nos seus espetáculos como um fundamento da cena, ou seja, a cena é pensada e construída considerando parâmetros musicais e buscando ter a mesma penetração sensível da música”, finaliza Jefferson

Serviço:
“O Som e a Fúria – Um Estudo Sobre o Trágico”
Temporada: 28/09 a 28/10
Faixa etária: 16 anos
Informações: (21) 98162-3868 (WhatsApp) ou pelo Instagram: @definitivaciadeteatro

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -