- Publicidade -

“A História é Uma Istória” fará uma única apresentação no Imperator

Publicado em:

Após duas temporadas de sucesso, o espetáculo “A História é Uma Istória” fará uma única apresentação no Imperator.

A nova montagem do premiado texto de Millôr Fernandes traça, de forma descontraída e cheia de ironia e sarcasmo, uma linha do tempo que começa na pré-história e segue até os dias atuais, abordando a evolução do homem de forma crítica e reflexiva, questionando ídolos e os “grandes feitos” da humanidade. Um espetáculo extremamente atual que provoca reflexões sobre a história humana, social e política, e também sobre para onde estamos indo. A direção é de Ernesto Piccolo. No elenco, os atores Bruno Ahmed, Bruno Suzano e Paula Barros. Bruno e Paula também são os idealizadores.

Após duas temporadas de grande sucesso no Sesc Tijuca e no Theatro Municipal, a nova montagem de “A História É Uma Istória”, de Millôr Fernandes e com direção do premiado Ernesto Piccolo, fará uma única apresentação dia 9 de outubro, domingo, às 19h, no Imperator, teatro localizado no coração do Méier, bairro em que também nasceu Millôr, autor do texto já considerado um dos clássicos do teatro contemporâneo.

A peça é uma comédia “histórico-histérica” que traz ao palco, de forma descontraída e cheia de ironia, uma linha do tempo que começa na pré-história e segue até os dias atuais, abordando a evolução do homem de forma crítica e reflexiva, questionando ídolos e os “grandes feitos” da humanidade. No elenco, Bruno Ahmed, Bruno Suzano e Paula Barros.

Encenada pela primeira vez em 1976, a peça tem sua maior força na relação entre espectador e atores e no sarcasmo característico dos textos de Millôr Fernandes. Para Bruno Ahmed, a montagem chega no momento ideal de provocar novas reflexões:

“No palco, relembramos fatos históricos que já aconteceram, no entanto, parece que o texto foi escrito hoje. Ele nos faz refletir sobre as decisões que tomamos ao longo da trajetória da humanidade, nos faz pensar sobre o papel do homem nesse percurso e reestreia num momento crucial da nossa história democrática, provocando reflexões mais do que atuais”, diz o ator, que também é nascido e criado no Méier.

A ideia de reviver o espetáculo surgiu em 2017, quando Paula Barros criou uma cena baseada no texto para um festival de esquetes que se tornou um grande sucesso. Ao mesmo tempo, o ator Bruno Ahmed buscava uma comédia para produzir. Ambos decidiram realizar o projeto pela sua espantosa atualidade e por acreditarem que o humor é uma excelente forma de provocar reflexões.

“O sucesso das primeiras temporadas confirmou a necessidade de encenarmos esse texto. A vida não acontece sem humor, nos bons e nos maus momentos. O humor é uma ferramenta que gera a graça e o riso, mas que também faz pensar o porquê de estarmos rindo, ou não, daquela situação”, diz a atriz e idealizadora Paula Barros.

Convidado para conduzir a frenética direção, que conta com mais de 100 movimentos de marcação, Ernesto Piccolo ressalta a contemporaneidade do texto:

“Um espetáculo feérico, como propôs o mestre Millôr Fernandes. Uma retrospectiva da história cheia de humor e aventuras num ritmo alucinante. Um deleite que não perde a força, nem a atualidade”, conclui.

SINOPSE: A partir do humor, “A história é uma Istória”, de Millôr Fernandes, aborda a evolução do homem de forma divertida, crítica e reflexiva, questionando e revivendo a história por diversas perspectivas. A peça torna o conhecimento histórico acessível e desmistificado para os espectadores com um texto provocativo e informal, que traz temas ainda relevantes na atualidade, com muito sarcasmo e ironia.

SERVIÇO:
9 de outubro,  domingo, às 19h.
Local: Imperator – Centro Cultural João Nogueira (Endereço: R. Dias da Cruz, 170 – Méier)
Duração: 70 minutos
Ingressos pela Sympla 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -