- Publicidade -

“Cores e Formas da Esperança” celebra a beleza das Ilhas Cagarras

Publicado em:

"Cores e Formas da Esperança"
Foto: Caio Salles

“Cores e Formas da Esperança”, nova exposição promovida pelo Projeto Ilhas do Rio,  celebra a importância e a beleza do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras) e as águas do entorno da Unidade de Conservação Federal do Rio de Janeiro, que há um ano entrou para a seleta lista de “Pontos de Esperança”, da renomada instituição global Mission Blue.

Reunindo 15 imagens de cinco diferentes fotógrafos, a exposição fica em cartaz no salão do Forte de Copacabana, com entrada franca para os visitantes do local. Diferente das exposições anteriores, que procurava ressaltar a importância da biodiversidade das ilhas, agora, a ideia é mostrar a beleza cênica do MONA Cagarras e as águas do entorno (que vai desde as praias da Zona Sul carioca, como Leblon e Copacabana, até a região da entrada da Baía de Guanabara, incluindo a Ilha de Cotunduba e Praia Vermelha), através de imagens impactantes, que destacam a variedade de cores, formas, luzes e texturas encontradas na região.

Para isso, foram selecionadas 15 imagens registradas pelas lentes de profissionais que há anos frequentam a região e possuem uma relação íntima com o lugar. “Para essa exposição, escolhemos cinco fotógrafos parceiros do projeto que pudessem mostrar os diferentes ângulos, cores, formas, texturas e emoções que as ilhas e as águas do seu entorno escondem, trazendo o sentimento de emoção desse ponto de esperança tão especial para a nossa cidade e para o mundo”, explica Aline Aguiar, coordenadora técnica do Projeto Ilhas do Rio.

Flagrantes como o salto de um golfinho, feito pela pesquisadora Liliane Lodi, ou o close de uma estrela do mar, registrado pelo olhar atento do premiado fotógrafo subaquático, Áthila Bertoncini, são alguns exemplos do que o visitante pode encontrar. Tem também o momento único de aves voando sob o céu alaranjado tiradas pelas lentes do biólogo Fernando Moraes; a beleza das montanhas do Rio vista por entre as ondas pelo olhar do surfista e fotógrafo, João Ricardo Januzzi; além do encontro no mar com uma tartaruga com o Pão de Açúcar como pano de fundo pelo olhar do jornalista Caio Salles.

A exposição “Cores e Formas da Esperança”, que conta com o apoio do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana e do estúdio Arte Photo, faz parte das ações do Projeto Ilhas do Rio para sensibilizar a sociedade sobre a importância das Ilhas Cagarras e do litoral do Rio de Janeiro. O projeto é realizado pelo Instituto Mar Adentro sob curadoria técnica do WWF-Brasil, e conta com os mantenedores Associação IEP e JGP, e patrocínio master Credit Suisse.

SERVIÇO
EXPO CORES E FORMAS DA ESPERANÇA
Local: Salão/Forte de Copacabana (Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6)
Data: 12/10 até 23/10/22
Horário: das 10h às 18h.
Mais informações no site http://www.mhexfc.eb.mil.br/pt-br/ingressos.html

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -