- Publicidade -

“Brinquedos Consertados”, de Domingos de Oliveira, no Teatro XP

Publicado em:

Consagrado por seus trabalhos para o público adulto, Domingos Oliveira escreveu apenas duas peças infantis, “Brinquedos Consertados” é uma delas. Domingos considerava o teatro infantil um grande desafio e a peça surge da sua busca em conquistar e manter a atenção das crianças, “essa gente pequena maravilhosa, fonte de toda a sabedoria humana”.

A partir do desejo de se comunicar com a filha Mariana, na época com quatro anos,  Domingos Oliveira adaptou para o teatro, em 1977, a peça “Os Brinquedos Consertados”, escrita inicialmente para TV, em 1963. Então, neste seu primeiro texto de teatro para o público infantil, Domingos procura a inocência do olhar da criança e apresenta uma dramaturgia fortemente influenciada pelas histórias de Hans Christian Andersen, de quem sempre foi admirador. Na história, Gepeto recebe três brinquedos quebrados que fugiram da casa onde viviam e querem ser consertados.

Ele aceita a tarefa, desde que os brinquedos retornem ao seu antigo dono, um menino pobre que gostava muito deles. Porém recuperados, os brinquedos escolhem seguir com um novo dono, que os trata muito mal, provocando uma reflexão sobre o que realmente importa na vida. Com isso, os três brinquedos decidem partir e retomam a jornada em busca do amor.

 Num mundo acelerado, onde as crianças transitam no virtual desde que nascem praticamente, “Brinquedos Consertados” resgata através do universo lúdico proposto, brinquedos simples e criativos, que despertam a fantasia infantil, propondo uma experiência mais sensorial e singela nas relações, onde o afeto se sobrepõe à imagem.

O diretor conta que ao mudar de casa, e vasculhar suas gavetas, encontrou o texto que
lhe foi entregue por Domingos há muitos anos atrás, quando trabalhavam juntos. Tanto tempo se passou e só agora, mais de três anos após a morte de Domingos, Fernando retorna às páginas digitadas pelo mestre. “Achar esse texto, nesse momento, pareceu um sinal para realizar o projeto”, diz Fernando.

Aliás,uma equipe de amigos discípulos de Domingos se reuniu para levar “Brinquedos Consertados”, ao palco. Marcela Nunes (que despertou para a carreira como fã do espetáculo “Confissões de adolescente”), Frederico Eça (filho do maestro Luizinho Eça e Lenita Plonczynski, que, durante o casamento de Lenita com Domingos, foi criado ao lado do mestre como filho) e Moisés Bittencourt (que começou como contrarregra no Teatro do Planetário, dirigido por Domingos de 1996 a 2001, e logo virou seu assistente de direção).

Será que a peça “Brinquedos Consertados” alcançou a inocência que Domingos tanto procurou para se comunicar com a filha? Uma coisa é certa: como tudo que Domingos escreveu, a peça fala de amor, de relações, da vida. De amor à vida! Vamos conferir? Estão todos convidados!

 Serviço:
“Brinquedos Consertados”
Temporada: De 5 a 27 de novembro – sábados e domingos, 16 horas.
Teatro: XP – Jockey Club Brasileiro (Av. Bartolomeu Mitre, 1110 – Leblon)
Ingressos: plataforma Sympla
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -