- Publicidade -

Circuito instalativo convida o público a conhecer Laura Alvim

Publicado em:

A Casa de Cultura Laura Alvim abriga o projeto “35 anos de Laura” com o intuito de compartilhar com o público o legado cultural deixado por Laura Alvim e sua família ao Rio. Laura, reconhecida por democratizar o acesso à arte, doou sua casa ao Governo do Estado do Rio em 1983, sendo inaugurada como espaço cultural, três anos depois. Nesta emblemática casa que hoje abriga uma extensa e variada programação cultural recebeu a convite de Laura inúmeros artistas ao longo de sua vida, entre os quais Fernanda Montenegro, Bibi Ferreira, Darcy Ribeiro, Tônia Carrero.

A convite da produtora Constelar, idealizadora do projeto, 8 artistas visuais participantes do coletivo de arte contemporânea Uncool Artist, Danié Gomez-Ortigoza, Diogo Montes, Carolina Paz, Guto Nunes, Liene Bosquê, Marina Quintanilha, Mariana Battistelli, Valincy-Jean Patelli conceberam uma instalação imersiva a fim de proporcionar uma experiência sensorial a partir da memória de Alvim.

Foram seis meses de intensa colaboração, de troca e busca de sentido norteados pela pergunta central: Não seria necessário contarmos outra narrativa? Consequentemente, muitas outras surgiram como o por que contar a história de uma mulher a partir da história dos homens que a cercam? “Não seria Laura Alvim uma mulher com um grande desejo de construir uma sociedade na qual a arte e a cultura teriam maior espaço?”.

Não deve haver limites para ficção, imaginação e o desejo de transformação da sociedade? Laura lutou. Ela foi também uma mulher. São esses muitos “tambéns” em seus vários aspectos apontados pela curadora Ana Roman que deram o alicerce para a concepção do circuito “Por um Teto Todo Nosso”.

Laura AlvimNesse circuito instalativo  é possível encontrar, por exemplo, objetos de diversas procedências reunidos e deslocados de modo que o público possa compor a partir deles suas próprias narrativas ou ficções a respeito do universo de Laura.

“Criamos uma narrativa ficcional e potencialmente onírica para que os visitantes possam ser os atores protagonistas nesse palco. É como se as peças da exposição fossem elementos de uma cena teatral”, conta Carolina Paz, artista e diretora da Uncool Artist, que conta com mais de uma centena de artistas baseados, principalmente, nas Américas do Sul e Norte.

Em outro espaço, está a sala de jantar com imagens de documentos, fotos e objetos históricos da família, e um time-lapse de 24 horas da vista da praia de Ipanema, do morro dois irmãos, filmada diretamente da varanda de onde Laura contemplava o mar. No ambiente acarpetado do teto ao chão (o ponto de referência para a criação da obra é um dos tapetes do acervo de Laura), ouve-se uma voz feminina conversando em francês com o pai. Ponto alto da mostra, o banheiro ou sala de banho também surpreende o público pela dimensão e a cor rosa, predileta de Laura e reproduzida em alguns espaços da casa que dialogam com outras cores.

A cenografia é assinada pelo Marton Estúdio, sob a coordenação do premiado artista visual e cenógrafo José Marton. “Como estamos trabalhando com a representação da memória, na mesa da sala de jantar, de 12 lugares, incluímos um a mais, na cabeceira, como se fosse a cadeira da Laura. E optamos por colocar parte do acervo, que será exibido neste espaço, pendurado no teto”, explica Marton, destacando a execução do conceito visual da exposição.

Além disso, o projeto “35 anos de Laura” contempla ainda uma exposição inédita, esquetes teatrais sob a direção de Daniel Herz, oficinas teatrais para crianças e adolescentes de instituições públicas e um estúdio musical, onde será gravada parte da programação da nova rádio web, a rádio Laura. Na varanda da Casa de Cultura, a cada domingo, haverá apresentação de um músico, tocando um instrumento e convidando o público a participar da programação do espaço.

Para Tatianna Trinxet, a Casa de Cultura Laura Alvim é vanguarda e diversidade, uma multiplataforma de cultura e talentos em um dos maiores celeiros de tendências do Rio, a praia de Ipanema. “É um espaço que resistiu e persistiu, nos últimos 35 anos, de forma democrática e elegante. Desejo que o público se conecte e se emocione com as histórias e relevância da sua anfitriã, nos ajudando a escrever um novo capítulo recheado de boas memórias”, ressalta.

 Serviço:
“Por um Teto Todo Nosso”
Até 26 de março de 2023
As visitas são oferecidas de quarta a sexta nos horários entre 11 e 15h.
Endereço: Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema, Rio de Janeiro
Entrada gratuita – retirada de senha no local ou pela plataforma Sympla 
Horário: De quarta a domingo, das 13h às 20h
Visitas monitoradas para escolas, de quarta a sexta, com agendamento prévio através do e-mail contato@produtoraconstelar.com.
O e-mail para agendamento de visitas mediadas
exposicao35anosdelaura@produtoraconstelar.com.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -