- Publicidade -

Grupo Raiz se apresenta em teatros da Zona Norte do Rio de Janeiro

Publicado em:

O Grupo Raiz apresentará o espetáculo “O que só passarinho entende”, em teatros da Zona Norte e da baixada fluminense, nos meses de outubro e novembro, em parceria com artistas da Cia Cobaia Cênica de Rio do Sul/SC. Esse trabalho retoma suas apresentações no estado, quase três anos depois de ter uma temporada interrompida pela pandemia, no Teatro Cesgranrio, em março de 2020.

“O que só passarinho entende” é um monólogo escrito e produzido pela autora carioca Agatha Duarte, com o ator pernambucano Samuel Paes de Luna, que conta a história de uma personagem que vive no Vale do Jequitinhonha, no interior do estado de Minas Gerais, mesclando com memórias de sua própria história em sua terra natal: Limoeiro.

O espetáculo apresenta, de maneira lúdica e poética, a singularidade de uma mulher que, apesar de marcada pelas intempéries da vida, carrega a convicção de que o real valor e beleza de sua existência estão no conhecimento empírico, diretamente ligado à natureza.

Baseado no conto Totonha, do livro Contos Negreiros do autor também pernambucano Marcelino Freire, e inspirado na obra de Manoel de Barros, o texto de Agatha Duarte questiona os reais valores do ser humano, aquilo que realmente é necessário para estarmos em harmonia onde e com quem vivemos, e faz um contraponto necessário ao comportamento do homem contemporâneo.

A peça “O que só passarinho entende”, dirigida pelo ator e diretor catarinense Thiago Becker, transpõe para a cena um cotidiano simples, explorando a poesia de uma maneira singela de se viver, sem deixar de mergulhar fundo numa realidade que diz respeito a toda sociedade, abordando questões como a solidão, o abandono, a seca e o conhecimento popular em contraponto ao erudito.

A dramaturgia desse trabalho nasceu em janeiro de 2017, através de estudos e processos de pesquisa realizados por Agatha e Samuel. Porém, o espetáculo só estreou em outubro de 2018, encerrando a Feira do Livro de Rio do Sul/SC, contando com a presença dos autores Marcelino Freire e Agatha Duarte para um bate-papo no final.

O espetáculo, que já passou pelo 20° Festival Recife do Teatro Nacional em novembro de 2018, foi selecionado para o Circuito Sesc EmCenaCatarina 2019, através do qual passou por 24 cidades do estado de Santa Catarina de setembro a novembro de 2019. Ainda em 2019, passou pelas cidades de Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro/RJ, além de Recife, Surubim, Vitória de Santo Antão e Bonito/PE. Em 2020, teve três indicações ao Prêmio Cenym do Teatro Nacional. Participou também do Projeto Encena Paraná do Sesc Paraná em 2021, através do qual passou pelas cidades de Ponta Grossa e São José dos Pinhais. Em 2022, participou da programação do Verão Teatral da Associação Joinvilense de Teatro em Joinville e da Maratona Cultural de Floripa, em Florianópolis/SC.

As primeiras apresentações serão em Marechal Hermes, no Teatro Armando Gonzaga, de 28 a 30 de outubro, sexta e sábado às 20h e domingo às 19h. No fim de semana seguinte, de 04 a 06 de novembro, o espetáculo será apresentado em Duque de Caxias, no Teatro Firjan SESI Caxias, sexta às 19h, sábado às 20h e domingo às 19h.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -