- Publicidade -

Yuri Seródio expõe suas fotografias simétricas e retratos de culturas diversas

Publicado em:

De 24 de novembro a 10 de dezembro, o público carioca poderá conferir um pouco da arte fotográfica de Yuri Seródio, com uma exposição de fotografias das suas séries “Paralelos” e “Retratos”, sua primeira mostra individual na cidade, na Sergio Gonçalves Galeria, na Barra da Tijuca. O artista pernambucano é conhecido pelas fotografias simétricas, de grandes espaços públicos, que buscam a estética apurada da arquitetura, a repetição e organização dos espaços, com base na pintura renascentista – que desenvolvem rigorosa e cientificamente a técnica da perspectiva, assim como o trabalho de grandes artistas, como os fotógrafos alemães Candida Höfer e Andreas Gursky. Sobretudo, não se resumindo a este tema e passando também pelas fotografias e retratos de culturas diversas, Yuri Seródio iniciou em 2020 uma série de fotografias focadas no barroco, que se faz muito presente no Brasil, em especial nas igrejas e prédios seculares.

Em Ouro Preto, a obra “Igreja São Francisco de Assis “Mestre Ataíde” 1774 (Ouro Preto – MG 2021)”, Yuri retratou uma das pinturas mais iconográficas deste tema, inserida na obra do Mestre Aleijadinho, obra que apresenta nessa mostra. Além da série Paralelos, que notabilizou o artista, a exposição também reúne obras da série Retratos, feitas em viagens pela Índia, com foco na região do Rajastão, e na Etiópia, na tribo Karo, da região do Vale do Olmo.

“Levar ao Rio de Janeiro, pela primeira vez, a exposição mista ao qual intimamente chamo de “belezas opostas”, me fará apresentar ao espectador a imersão em um universo de belezas antagônicas entre os espaços palacianos, cheio de riquezas de detalhes na arquitetura realizada pelo homem, porém contrastadas com a beleza natural do ser humano e de suas culturas, nos adornos de materiais simples do cotidiano ao qual fazem parte”, comenta Seródio.

Dono de um olhar receptivo e silencioso, Yuri Seródio alcança a percepção visual da pintura na fotografia. Yuri suspende o tempo e faz o espectador contemplar o desconhecido e ressignificar o conhecido. A proposta é o aprofundamento dos sentidos através da geometria, criando interfaces entre tempo e espaço, afim de que cada espectador se transporte diante de cenários diferentes. Arte e vida são fenômenos que coexistem para o artista, um dos motivos pelos quais ele utiliza a câmera fotográfica como instrumento, a fim de obter o isolamento confortável através das lentes, reflexo de sua personalidade, enxergando o mundo com distanciamento e amplitude.

SERVIÇO
Exposição de 24 de novembro a 10 de dezembro de 2022.
De segunda a sábado, das 10 às 19h, exceto domingos e feriados.
Entrada gratuita
Sergio Gonçalves Galeria ( Av. Ayrton Senna, 2150 bl D salas 218/219 -Casashopping )
www.sergiogoncalvesgaleria.com

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -