- Publicidade -

Artista visual indígena UÝRA expõe pelo programa Supernova

Publicado em:

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) inaugura “AQUI ESTAMOS”, individual da artista visual indígena UÝRA, terceira exposição do programa Supernova, plataforma para a produção de arte contemporânea ao longo do território brasileiro. A exposição  reúne múltiplas histórias de pessoas indígenas em diáspora pelo território nacional.

Artista visual, pesquisadora, educadora e mestra em Ecologia nascida em Santarém (PA), UÝRA utiliza o corpo como suporte para narrar histórias de diferentes naturezas, por meio de performances e instalações. UÝRA é indígena em retomada, habitante da periferia de Manaus. Trabalha a partir de uma relação com o território para criar manifestações materiais de presenças indígenas, seja a partir de sua própria identidade ou de outras pessoas indígenas com as quais trabalha.

Sua poética foca na procura da autoestima coletiva e da continuidade da vida, ressaltando a abundância de experiências dos parentes indígenas com o espaço, a memória e o tempo, estimulando encontros e a criação de vínculos.

“Atuo principalmente criando imagens que refletem diferentes naturezas. Tanto a natureza que compreendemos enquanto indígenas — das coisas vivas em estado de liberdade (os bichos, a gente, o rio, o vento) –, quanto uma outra natureza estranha, das violências às quais somos continuamente submetidos e forçados a nos acostumar”, diz a artista que foi destaque da 34º Bienal de São Paulo, da Bienal Manifesta! e vencedora do Prêmio PIPA 2022.

De acordo com a curadora Beatriz Lemos, “AQUI ESTAMOS” lida com a diáspora indígena e a importância de um levante atual de pessoas racializadas que vivem em contextos urbanos e desconhecem suas descendências: “Ser indígena sem qualquer possibilidade de rastreamento de seu povo é o resultado de uma série de massacres sucessivos, de um genocídio colonial e um deslocamento forçado. Hoje, há um movimento de retomada e de resgate da identidade desses indivíduos que se entendem indígenas longe do contexto aldeado ou do contato com um povo específico. AQUI ESTAMOS tem a intenção de afirmar que os indígenas estão em todo lugar e não somente na floresta”, analisa a curadora.

“AQUI ESTAMOS marca essa presença, que atravessa os tempos, de pessoas que vivem o constante apagamento histórico da colônia ao Estado brasileiro”, afirma UÝRA.
Entre os trabalhos apresentados está a instalação NOSSAS CARAS. São 44 rostos registrados pelo olhar da artista, com gestos, expressões e semblantes que apresentam subjetividades indígenas e representam milhões de outras faces no Brasil.

SERVIÇO:
Programa Supernova: UÝRA | Aqui estamos
Abertura: 11 de dezembro de 2022 até 28 de maio de 2023
MAM Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85 – Aterro do Flamengo)
Tel: (21) 3883-5600

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -