- Publicidade -

No ano do Bicentenário da Independência, livro “Chama das Histórias” mostra Brasil contado por mulheres

Publicado em:

O livro reúne contos das mais variadas tradições orais brasileiras, nas versões de cada uma das narradoras-autoras. “Nossa intenção é celebrar a diversidade e a riqueza das culturas brasileiras e contribuir para ampliação do acesso aos saberes guardados nessas histórias tradicionais, que atravessaram os tempos e chegaram até nós”, destaca Camila. O livro reúne vozes populares, indígenas, afrodiaspóricas, expressas por meio dos contos selecionados. “Trata-se de uma viagem por um Brasil profundo, por vezes, pouco escutado, e que tanto contribui para a construção da nossa identidade nacional”, acrescenta.

Contemplado pelo edital Retomada Cultural 2, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, que selecionou propostas relacionadas à comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil. O livro “Chama das Histórias – o Brasil contado por mulheres” é uma homenagem às vozes da diversidade que compõem o país e, também, um questionamento: Que vozes contam o Brasil? Quem são as heroínas e heróis da independência? Independência para quem?

O projeto “Chama das Histórias” nasceu em abril de 2019 da necessidade da carioca Camila Costa em ouvir e contar histórias. “Convidei narradoras que eu admirava e gostava de ouvir para nos reunirmos ao redor da fogueira e compartilharmos histórias. Elas aceitaram. O público veio nos ouvir”, relata. “Ali, naquela noite, ao redor do fogo e sob a luz da lua, nascia a Chama das Histórias.”

“De lá pra cá, fizemos muitas apresentações de rodas de contação de histórias ao redor do fogo, algumas rodas em formato audiovisual”, acrescenta Camila. Estas seguem disponíveis no canal do projeto no YouTube. O projeto realizou o seminário on-line “Oralidade: Caminhos dos Contos de Tradição Oral” e agora publicará seu primeiro livro, “Chama das Histórias – o Brasil contado por mulheres”.

Além disso, o projeto coloca a voz e a escrita feminina em uma posição de destaque, uma vez que é composto quase que exclusivamente por artistas mulheres. “Deseja-se exaltar as potências femininas através de um coletivo de narradoras-autoras composto por mulheres negras, indígenas, brancas, migrantes, de idades, corpos, sotaques e origens variadas”, explica Camila. Apesar das muitas origens, todas as artistas integrantes do projeto vivem atualmente na cidade do Rio de Janeiro, o que possibilitou o encontro e a continuidade do trabalho.

O livro será lançado em formato de E-book (para leitura digital, em telas), podendo ser baixado gratuitamente por educadores e quaisquer pessoas interessadas. Apenas os exemplares impressos do livro serão comercializados a preço acessível ao público.

A idealizadora, curadora e diretora artística do projeto, destaca a respeito da dedicatória do livro. “Acreditamos que dedicar este livro à memória de Marielle Franco, homenageando uma mulher negra, que tanto lutou e colaborou para a construção da nossa sociedade, e deixou muitas sementes, é uma forma de ouvir esse Brasil contado por mulheres”. Durante o evento haverá ainda sorteio e venda de livros, além de sessão de autógrafos.

A escolha de fazer o lançamento do livro no dia 8 de dezembro está em diálogo, também, com o Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, data em que são realizadas diversas ações que promovam a reflexão sobre o tema.

SERVIÇO:
Lançamento do livro “Chama das Histórias – o Brasil contado por mulheres”
Quando: 8 de dezembro (quinta-feira), 18h às 21h.
Onde: R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ, 20241-050
Quanto: Gratuito.
Redes sociais: @chama_das_historias

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -