- Publicidade -

Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta concerto de fim de ano

Publicado em:

O Natal se aproxima e, para deixar esta época do ano ainda mais especial, a Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta, seu tradicional concerto de fim de ano, na Sala Cecília Meireles, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky e participação da cantora Analu Pimenta.

Voltado para toda a família, o programa foi concebido para encantar a plateia e mostrar toda a potência e a versatilidade da Orquestra Petrobras Sinfônica. O variado repertório conta com canções natalinas em arranjos exclusivos, feitos especialmente para a ocasião, como “Noite Feliz”, “Jingle Bells” e “White Christmas”; clássicos populares como “Bolero”, de Maurice Ravel, “No Belo Danúbio Azul”, de Johann Strauss, e “O Quebra Nozes”, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky; composições sinfônicas brasileiras como “Batuque”, de Lorenzo Fernandez, e “Mourão”, de César Guerra-Peixe; além de trilhas sonoras de animações da Disney como “Frozen” e “Moana”.

Para o clarinetista Cristiano Alves, o repertório apresenta as inúmeras possibilidades da Orquestra em termos de sonoridade, cores e dinâmicas. “É um programa que reúne clássicos populares, composições brasileiras e canções natalinas com nova roupagem. Os arranjos natalinos, por exemplo, soam mais eloquentes ao explorar os diferentes naipes da orquestra. São temas conhecidos, que ganharam um refinado e destacado toque de brasilidade”, explica o músico, que também é um dos diretores artísticos da Orquestra Petrobras Sinfônica.

Regente da Orquestra Petrobras Sinfônica, o maestro Isaac Karabtchevsky realça a importância de algumas das obras para a cultura mundial. “‘Jingle Bells’, escrita por James Lord Pierpont, estreou em Boston (Estados Unidos) em 1857. Desde então, passou a ser símbolo de Natal em todo o mundo. Sua melodia, aliada a um texto genialmente construído, deram à peça um caráter único e incomparável ao representar a felicidade e a alegria natalinas”, conta. “‘Noite Feliz’, composta em 1818, demorou quase um século para que alcançasse repercussão internacional. Hoje, não há uma pessoa sequer no planeta que não a conheça”, acrescenta o maestro.

O maestro Isaac destaca ainda toda a brasilidade que estará presente na tarde do próximo domingo. “O concerto contempla nomes expressivos da música nacional. ‘Batuque’, de Lorenzo Fernandez, e ‘Mourão’, de César Guerra-Peixe, são peças sinfônicas que adentram na música popular”, destaca. “Em ‘Mourão’, peça para cordas, o compositor petropolitano conseguiu um efeito sonoro único ao espelhar a riqueza e a diversidade de um tema nordestino. Nela, o spalla Ricardo Amado empunha também um pandeiro! O efeito, absolutamente inusitado, proporciona um final vibrante à composição”, adianta o maestro, entusiasmado.

SERVIÇO
Orquestra Petrobras Sinfônica
Data: em 4 de dezembro (domingo)
Horário: 16h
Local: Sala Cecília Meireles (R. da Lapa, 47)
Ingressos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -