- Publicidade -

“Brinquedos Consertados” reestreia no Teatro XP Investimentos

Publicado em:

Consagrado por seus trabalhos para o público adulto, Domingos Oliveira escreveu apenas duas peças infantis. Foi o desejo de se comunicar com a filha Mariana, na época com quatro anos, que o motivou a adaptar para o teatro, em 1977, a peça “Os Brinquedos Consertados”, escrita inicialmente para TV, em 1963.

Neste seu primeiro texto de teatro para o público infantil, Domingos procura a inocência do olhar da criança e apresenta uma dramaturgia fortemente influenciada pelas histórias de Hans Christian Andersen, de quem sempre foi admirador. Na história, Gepeto recebe três brinquedos quebrados que fugiram da casa onde viviam e querem ser consertados.

Ele aceita a tarefa, desde que os brinquedos retornem ao seu antigo dono, um menino pobre que gostava muito deles. Porém recuperados, os brinquedos escolhem seguir com um novo dono, que os trata muito mal, provocando uma reflexão sobre o que realmente importa na vida. Com isso, os três brinquedos decidem partir e retomam a jornada em busca do amor.

O diretor conta que ao mudar de casa e vasculhar suas gavetas, encontrou o texto que lhe foi entregue por Domingos há muitos anos atrás, quando trabalhavam juntos. Tanto tempo se passou e só agora, mais de três anos após a morte de Domingos, Fernando retorna às páginas digitadas pelo mestre. “Achar esse texto, nesse momento, pareceu um sinal para realizar o projeto”, diz Fernando.

Uma equipe de amigos-discípulos de Domingos se reuniu para levar Brinquedos Consertados ao palco. Marcela Nunes (que despertou para a carreira como fã do espetáculo Confissões de adolescente), Frederico Eça (filho do maestro Luizinho Eça e Lenita Plonczynski, que, durante o casamento de Lenita com Domingos, foi criado ao lado do mestre como filho) e Moisés Bittencourt (que começou como contrarregra no Teatro do Planetário, dirigido por Domingos de 1996 a 2001, e logo virou seu assistente de direção); dentre outros, compõem o time que torna realidade a proposta sensível do pai de Maria Mariana, autor do texto, nesta montagem que estreia em 2022. O espetáculo conta também com cenário e figurinos da premiada Clívia Cohen.

Em “Brinquedos Consertados”, o velho Gepeto tem uma oficina de brinquedos. Em uma manhã, ao receber o leiteiro, se depara com três brinquedos quebrados na porta de sua oficina. Ao trazê-los para dentro, como num passe de mágica, os brinquedos ganham vida e contam que viviam na casa de um menino pobre e que não tinha condições de consertá-los, então fugiram de lá. Gepeto então os conserta com a condição de que eles voltem para a casa do menino, que deve estar sofrendo com o sumiço dos brinquedos. Depois de prontos, os três se negam a voltar e então são vendidos a um outro menino, este muito rico, porém sem nenhum apreço pelos brinquedos que possui. Lembrando do carinho que tinham com o menino pobre, os três resolvem fugir novamente, mas dessa vez de volta aos braços do menino pobre, que os recebe com imensa alegria na noite de Natal!

Depois do sucesso de público da última temporada, o espetáculo reestreia no dia 14 de janeiro, sábados e domingos, 16h, no Teatro XP, e fica em cartaz até 12 de fevereiro, aos sábados e domingos, às 16 horas.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -