- Publicidade -

Maya Deren ganha peça filme e exposição no Estação Net Rio

Publicado em:

Maya DerenA peça filme “MAYA”, com direção de Patrícia Niedermeier e Cavi Borges, é uma performance que investiga os percursos perguntas anagramas e filmes criados por Maya Deren. Além disso, a peça também é uma homenagem a todas as cineastas mulheres apagadas na história.

“MAYA” será exibido no saguão do Estação Net Rio, aos sábados, às 21h30. Além da peça, será realizada a exposição “As Mulheres Pioneiras do Cinema”, a partir do dia 26 de janeiro. Além disso, em fevereiro o Estação recebe a “Mostra com Filmes de Maya Deren”.

Diretora e teórica cinematográfica, Maya Deren também foi coreógrafa, dançarina, poeta, escritora e fotógrafa. Seu primeiro filme, “Meshes of the afternoon”, preparou o terreno para os filmes americanos de vanguarda dos anos 40 e 50 e é reconhecido como um marco do cinema experimental. Entre 1947 e 1955, Deren passa quase dois anos no Haiti, filmando rituais e danças Vodu, mas também participando deles, a ponto de adotar a religião Vodu e de ser iniciada como sacerdotisa. Em 1985, o Instituto do Filme Americano (AFI) criou o Prémio Maya Deren, que reconhece e valoriza o cinema independente.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -