- Publicidade -

A Profecia: Obra Prima do cinema criou o conceito da criança amaldiçoada

Publicado em:

 Se voltarmos aos clássicos do terror, os anos de 70 foram os mais importantes para o gênero. Em 1973 tivemos o filme mais importante do terror, O Exorcista, que criou filas e filas nos cinemas. Já em 1978,Halloween: A Noite do Terror criaria o gênero “slasher movie”, mas até lá, os estúdios estavam tentando achar um novo título para substituir O Exorcista como o maior terror de todos os tempos. Foi nesse período que a Warner Bros. recebeu a proposta de A Profecia, contudo eles preferiram investir no que virou O Exorcista II,  projeto da 20th Century Fox.

A ProfeciaComo já dito, existia uma pressão imensa do estúdio para que o filme fosse um grande sucesso. Porém, o diretor Richard Donner recebeu um orçamento limitado para a produção. Donner se viu naquela velha encruzilhada, fazer muito com pouco, e saiu muito bem dela. A Profecia, de 1976, teve um orçamento de US$ 2 milhões e arrecadou mais de US$ 60 milhões. Fica óbvio dentro do filme o máximo aproveitamento de tudo, dos cenários, do elenco, assim nada é desperdiçado.

A direção de fotografia é genial ao criar a ilusão de que tudo é muito maior, a casa é imensa, os cômodos são imensos, até os corredores. E mesmo com essa ostensividade, a perspectiva da câmera leva o olhar do público diretamente para Damien, a causa de todas as desgraças, aquele que vem trazer o fim do mundo.

Além disso, outro recurso de ouro do roteiro de Seltzer é não fazer o filme inteiro girar ao redor do menino, na verdade o protagonista é o pai adotivo, que vai descobrindo a terrível verdade. Enquanto diplomata vai descobrindo os mistérios, Damien é uma sombra constante que apenas cresce no longa. Aliás, também vale ressaltar que A Profecia cria essa ideia da criança amaldiçoada, que tem aliados sobrenaturais, como uma babá ou um animal, muito inspirado também em O Bebê de Rosemary.

Por fim, é necessário apontar as duas cenas icônicas do filme, a babá se enforcando em nome do menino e a decapitação. Esse tipo de explicitude já era forte na época, e não perdeu nem um pouco de sua força. O filme ganhou um remake em 2006, mas nada se compara ao de 1976 que ainda é um dos grandes filmes de terror de todos os tempos.

Aliás, a cereja do bolo desse longa é a trilha sonora criada por Jerry Goldsmith, que usa o estilo clerical de canto gregoriano, subvertendo em um estilo satânico, capaz de causar arrepios na espinha. Não foi surpresa que Goldsmith tenha ganhado o Oscar de Melhor Trilha Sonora em 1977.

A Profecia é, certamente, um desses filmes que marcam a cultura Pop. Capaz de influenciar gerações assim como o próprio Exorcista e Halloween fizeram. Filme está em cartaz no Looke.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -